...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Calendário


Nova Cátedra FENAJ de
Jornalismo em Alagoas

A Universidade Federal de Alagoas, UFAL, a Federação Nacional dos Jornalistas, FENAJ, e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas, Sindjornal convidam para a solenidade de instalação da Cátedra Fenaj de Jornalismo para a Cidadania, no próximo dia 31/05/2004, às 19 horas, no auditório do SEBRAE - Rua Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro - Maceió - Alagoas. Na ocasião, será realizada a Conferência ÉTICA, CIDADANIA E JORNALISMO, com o Prof. Dr. Francisco José Karam, autor do livro Jornalismo, Ética e Liberdade, seguida de um coquetel.

O QUE É A CÁTEDRA?

Um conjunto de atividades que visam o aprimoramento de profissionais e estudantes nas suas práticas com a sociedade local. A Cátedra é um núcleo que realiza palestras/debates/cursos e/ou outros formatos, desenvolvidos pela Federação Nacional dos Jornalistas em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas - UFAL, sobre temas relativos ao exercício da cidadania (por exemplo: preservação da memória midiática regional, direitos e deveres de profissionais e usuários dos meios de comunicação, análise de conjuntura, temas sociais, relações com autoridades, entre outros) e da prática responsável do jornalismo (ética, legislação, censura econômica e política, etc.).

O projeto da Cátedra Fenaj de Jornalismo para a Cidadania foi aprovado no 29º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Salvador (BA), de 6 a 10 de setembro de 2000 e existe hoje apenas na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

OBJETIVOS

Proporcionar conhecimentos de temas relativos à Cidadania, à Comunicação Social e ao Jornalismo, destacando suas relevâncias para a constituição e consolidação da democracia e do respeito aos direitos humanos e profissionais, historicamente conquistados e sua disseminação social numa perspectiva local.

Debater temas relativos aos fenômenos midiáticos, no sentido de possibilitar aos estudantes de graduação, aos profissionais e ao público em geral, o aprimoramento de saberes e procedimentos éticos e técnicos em sua relação com a realidade vigente.

DIA: 31.05

HORÁRIO: 19h00

Lançamento da Cátedra - Auditório do SEBRAE

Participação da Reitora da UFAL, Ana Dayse, da Presidente da Fenaj, Beth Costa, da Diretora do Departamento de Educação da Fenaj, Valci Zucollotto, do Presidente do Sindjornal, Antônio Pereira, do Coordenador da Cátedra em Alagoas, Boanerges Lopes e autoridades, professores, profissionais, estudantes e interessados.

HORÁRIO: 20h00

ÉTICA, CIDADANIA E JORNALISMO - Conferência do Prof. Dr. Francisco José Karam, Coordenador do núcleo da Cátedra na UFSC - Chefe de Departamento do Curso de Jornalismo da UFSC e autor de livros, entre eles Jornalismo, Ética e Liberdade, da Summus Editorial.

HORÁRIO: 21h00

COQUETEL


PROGRAMAÇÃO 2004

DIA: 28/06 HORÁRIO: 17h00

Direito de Imagem - Direito Autoral - Fotografia

Jornalista Adalberto Diniz - Diretor da Fenaj

DIA: 26 a 28/07 HORÁRIO: 17h00 - 20h00

Curso de Jornalismo Político e Jornalismo Investigativo - Prof. Dr. José Amaral Argolo - autor do livro A Direita Explosiva no Brasil.

DIA: 30/08 HORÁRIO: 18h00 - 20h00

Mesa redonda: A mídia e o processo eleitoral em Alagoas - Jornalistas e políticos do estado.

DIA: 27/09 HORÁRIO: 17h00 - 20h00

Debate: Mídia e Cidadania - Os meios querem a qualquer preço a cabeça dos ouvintes, leitores e telespectadores? Editores, Assessores, Advogados e Representantes de entidades de classe e de usuários.

DIA: 25 a 29/10 HORÁRIO: 17h00 - 20h00

Curso de Webjornalismo da Revista Imprensa Instrutor indicado pela própria Revista.

DIA: 29/11 HORÁRIO: 17h00 - 20h00

Jornalismo e Relações Públicas - ações e reações. Lançamento do livro da editora Mauad com debate e participação dos autores.

A IMPORTÂNCIA DA CÁTEDRA

*Prof. Dr. Boanerges Lopes

Alguém já disse que todo homem é um animal etimologista. Qualquer pessoa naturalmente se interessa por conhecer a origem das palavras usadas no cotidiano. Não fujo a regra. Leio razoavelmente sobre as origens das palavras. E cada vez mais quero ler. Penso como Drummond de Andrade: "Palavras não nascem amarradas. Elas saltam, se beijam, se dissolvem. No céu livre por vezes um desenho, são puras, largas, autênticas, indevassáveis". Cada origem remete a uma descoberta. Viagem encantadora.

Como diz o escritor Reinaldo Pimenta, autor do instigante A casa da mãe Joana - curiosidade nas origens das palavras, frases e marcas, a história das palavras é a história do homem. Elas nascem e atravessam idiomas, mudando quase sempre na forma - para se adaptarem à fala de um povo - e muitas vezes no conteúdo - revelando o olhar e o pensar dos novos usuários.

Com a palavra Cátedra (do gr. kathédra, pelo lat. cathedra) não podia ser diferente. Ela produz alguns significados em nossa realidade. Cadeira pontifícia, cadeira professoral, cargo ou função de professor de disciplina de nível universitário, ocupado por professor titular, disciplina ministrada por professor dessa categoria, por professor adjunto, ou por assistente, ou matéria ou disciplina ensinada por um mestre.

No caso da Cátedra Fenaj de Jornalismo para Cidadania, agora instalada na UFAL, ela se amplia em significado, não só etimológico mas também prático. Transforma-se num núcleo permanente de reflexão e ação sobre fenômenos midiáticos. Envolve professores, profissionais e estudantes em torno das políticas de comunicação ao uso das modernas tecnologias de difusão em processos de desenvolvimento dos meios.

Além de contribuir para a preservação das identidades culturais regionais e locais e estimular a experimentação de novos modelos comunicacionais sintonizados com as demandas da sociedade neste período de sedimentação da democracia representativa. Espera-se a partir desta iniciativa, complementar a formação de recursos humanos e realizar pesquisas para atender às carências pedagógicas, sensibilizando ao mesmo tempo os dirigentes/profissionais da indústria midiática para o fortalecimento da cidadania.

*Coordenador da Cátedra na UFAL

COMISSÃO DA CÁTEDRA

Presidente e Coordenador

Prof. Dr. Boanerges Lopes

Titulares

Profª. Drª. Ana Paula Saldanha

Prof. Dr. Antônio Ribeiro de Freitas

Profª. Msc. Maria Inês da Silva

Suplentes

Prof. Dr. José Wagner Ribeiro

Prof. Msc. Luis Gonzaga

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques