...................................................................... pjbr@eca.usp.br

 







...
...

Calendário


Jornalismo, atração vital:
homenagem aos 30 anos de
jornalismo do prof. Marques de Melo

PROGRAMA

Nome do evento
Seminário Jornalismo, atração vital.
A trajetória comunicacional de José Marques de Melo.

Data e hora de realização
04 setembro de 2003, às 14 horas

Coordenadoras
Maria Cristina Gobbi, Ruth Vianna, Sandra Freitas e Juçara Brittes

Local
Minas Gerais - Campus da PUC - Pontifícia Universidade Católica

Público-alvo
Pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no trabalho acadêmico e profissional do primeiro doutor em Jornalismo do Brasil, o professor José Marques de Melo.

Objetivos
O Seminário Jornalismo - atração vital. A trajetória comunicacional de José Marques de Melo destina-se a homenagear o professor Dr. José Marques de Melo, fundador da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que em 2003 completou 30 anos da defesa de sua tese de doutorado, sob o título "Fatores sócio-culturais que retardaram a implantação da imprensa no Brasil". Seu trabalho foi a primeira tese de Doutorado em Jornalismo defendida numa universidade brasileira.

Cerimonial: Maria Cristina Gobbi

Nome da mesa
Jornalismo, atração vital. A trajetória comunicacional de José Marques de Melo

Coordenadora da Mesa
Sonia Virginia Moreira - Presidente da Intercom

Composição da Mesa (ordem alfabética)
Adolpho Queiroz (Umesp-SP)
Anamaria Fadul (Umesp-SP)
Beatriz Dornelles (PUC-RS)
Carlos Eduardo Lins da Silva (Jornal Valor-SP)
Cicília Peruzzo (Umesp-SP)
Fátima Feliciano (Fiam-SP)
José Marques de Melo (Cátedra Unesco/Umesp-SP)
Juçara Brittes (UFES-ES)
Magnolia Rejane Andrade dos Santos (UFAL-AL)
Manuel Pares i Maicas (Universidad Autónoma de Barcelona)
Margarida Kunsch (ECA-SP)
Maria Cristina Gobbi (Cátedra Unesco/Umesp-SP)
Pedro Gilberto Gomes (Unisinos-RS)
Ruth Vianna (UFMS-MS)
Sandra Freitas (PUC-MG)
Sonia Virginia Moreira (Intercom)

Palestrante: Adolpho Queiroz

Currículo
Doutor em ciências da comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, onde atua no programa de pós-graduação em comunicação e orienta o projeto de pesquisa sobre propaganda política e eleições presidenciais no Brasil. Ex-presidente da INTERCOM e membro do Conselho Curador da entidade. Ex-diretor do Centro e Ciências Humanas da UNIMEP, onde atua como docente nos cursos de graduação em publicidade e jornalismo.

Título da Apresentação
A Intercom e a construção da identidade de pesquisadores brasileiros.

Resumo da Apresentação
A tarefa de construir a identidade do campo de comunicação no Brasil tem tido nas contribuições do prof. José Marques e Melo, um impulso definidor e definitivo. Partem dele as principais diretrizes, pautas e observações para que pesquisadores, programas, cursos, editoras, entidades culturais e estudantes do Brasil e do mundo, consigam vislumbrar um campo complexo e atrativo ao mesmo tempo. Permanentemente renovador, Marques experimenta modelos, enxerga correções, aponta defeitos e avança e consegue fazer avançar inúmeros intelectuais que compartilham com ele de idéias e ideais em favor do campo da comunicação.

Palestrante: Anamaria Fadul

Currículo
Bacharel, Mestre e Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Ex-Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes, atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Universidade Metodista de S.Paulo.

Título da Apresentação
Atuação na ECA/USP

Resumo da Apresentação
No ano de 1966, cria-se a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na qual Marques participou desde sua fundação. Ingressando por concurso público como professor Instrutor da Disciplina "Introdução ao Jornalismo".
No ano de 1968, chamado por muitos como o ano das rupturas, Marques de Melo, então com 25 anos, foi convidado para assumir a cátedra "Técnica e Prática de Jornalismo" na ECA/USP.
O trabalho busca traçar as contribuições do professor José Marques de Melo para estruturar o centro de formação de Jornalistas e de pesquisa dos fenômenos jornalístico, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo.

Palestrante: Carlos Eduardo Lins da Silva

Currículo
Iniciou a carreira jornalística em 1972, como repórter do Diário de São Paulo. Após fazer Mestrado na Michigan :State University, dedicou-se à vida acadêmica, atuando inicialmente na UNISANTOS e na UFRN e depois na ECA-USP, onde conquistou os títulos de Doutor e Livre-Docente. Foi pesquisador do Wilson Center (Washington), docente da Georgetown University (Washington) e escritor-residente da University of Texas (Austin). Exerceu os cargos de Secretário de Redação e Correspondente Internacional do jornal Folha de S. Paulo. Atualmente é diretor-adjunto do jornal Valor Econômico e membro do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (Gacint) da Universidade de São Paulo. Autor de vários livros sobre temas midiáticos, dos quais os mais recentes são "O adiantado da hora" (1991) e "O Marketing Eleitoral" (2002).

Título da Apresentação
Jornalismo, atração vital. Contribuições para o Jornalismo Brasileiro.

Resumo da Apresentação
A apresentação faz uma breve trajetória das principais contribuições de José Marques de Melo para a área da Comunicação Social, tratando de sua contribuição ao desenvolvimento do Jornalismo no Brasil. Relata o estímulo do professor Marques de Melo aos pesquisadores e profissionais do campo comunicacional, especificamente da área do Jornalismo.

Palestrante: Cicília Peruzzo

Currículo
Mestre em Comunicação Social pela Umesp e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ex-presidente (2000-2002) da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Foi professora na Universidade Federal do Espírito Santo e na Associação Educacional de Vitória (ES). É autora dos livros Relações públicas no modo de produção capitalista e Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania e organizadora de diversas coletâneas de Comunicação. Publicou grande número de artigos em revistas científicas no País e no Exterior.

Título da Apresentação
A contribuição de José Marques de Melo para os estudos de Comunicação no Brasil - a fundação da Intercom.

Resumo da Apresentação
A Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação foi fundada de dezembro de 1977 sob os auspícios de José Marques de Melo. A entidade surge com duas características bem nítidas: a interdisciplinaridade e o pluralismo.
Nesses 26 anos de atividades ininterruptas, a Intercom tem correspondido à aspiração dos inúmeros intelectuais que, pensando, praticando e pesquisando a comunicação, passam a ter na Sociedade um espaço próprio para o debate crítico dos modos de comunicação, resultantes da globalização, presentes nas sociedades contemporâneas.
O texto abarcará o papel fundamental e aglutinador do Professor José Marques de Melo na fundação e no desenvolvimento da Intercom.

Palestrante: Juçara Brittes

Currículo
Juçara Brittes foi orientanda de José Marques de Melo em seu mestrado em Ciências da Comunicação, cursado na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É doutora na mesma área, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e professora do Curso de Comunicação Social - jornalismo, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Título da Apresentação
História de vida e trajetória intelectual de José Marques de Melo - 30 anos de doutorado em jornalismo.

Resumo da Apresentação
A comunicação resume as principais contribuições de José Marques de Melo aos estudos de jornalismo, tomando como referência histórica sua tese de doutorado, a primeira, neste campo de estudos, defendida no Brasil. Demonstra o conjunto de pesquisas que desenvolve no segmento do jornalismo e as principais obras publicadas pelo autor, nesta temática.

Palestrante: Magnólia Rejane Andrade dos Santos

Currículo
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, Especialista em Literatura Brasileira e Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE e Professora da Universidade Federal de Alagoas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Comunicação Social - UFAL.

Título da Apresentação
Memória da comunicação social no Nordeste: a contribuição de José Marques de Melo.

Resumo da Apresentação
Neste ano, o Professor José Marques de Melo recebeu, da Universidade Federal de Alagoas, o título de Doutor Honoris Causa. Essa homenagem não ocorreu apenas porque ele é um alagoano de renome nacional e internacional, mas, principalmente, ela foi realizada como um preito à sua dedicação como docente e orientador de muitos profissionais alagoanos, nordestinos, brasileiros e estrangeiros, que têm atuado com destaque no cenário acadêmico da comunicação social contemporânea. Nosso texto tem como objetivo apresentar um panorama sobre a influência que esse pesquisador ilustre tem exercido, mais especificamente, sobre as gerações de comunicólogos atuantes no Nordeste do Brasil. Procurando construir um cenário plural, apresentaremos uma síntese dos depoimentos dos estudiosos, participantes do Seminário Memória da Pesquisa no Nordeste: a contribuição de José Marques de Melo, realizado em Maceió, em 26 de fevereiro passado, como parte das atividades comemorativas a concessão do citado título honorífico.

Palestrante: Manuel Parés i Maicas

Currículo
Doutor em Direito pela Universidad Autónoma de Barcelona e professor da mesma Universidade, na Facultad de Ciencias de la Comunicación. Ministrando as disciplinas: Comunicação política, Opinião Pública, Ética da comunicação, entre outras. É professor do curso de Doutorado. Catedrático desde 1992. Coordenador da Cátedra Unesco de Comunicação da Universidad Autónoma de Barcelona desde o ano de 1989. Ex-coordenador e atualmente é um dos membros ativos de uma rede de universidades européias que realizam um programa de estudos de doutorado. Conta com o apoio econômico do programa Sócrates, da União Européia.

É membro do conselho da Informação de Catalunya. Assessor, desde 1988 até 1997 do Centre d'Investigació de la Comunicació, Generalitat de Catalunya, e é secretario de Jurado do Premi d'Investigació de la comunicació, que foi criado pelo Centre e que na atualidade assume o Consell Català de l'Audiovisual. Organizou diversos Congressos, Simpósios e reuniões de caráter internacional, podendo citar o encontro da IAMCR, que aconteceu em Barcelona, no ano de 1988, sendo coordenador geral. Organizou pela Cátedra Unesco, em Bellaterra, o III Encuentro Iberoamericano de investigadores de la comunicación, em junho de 1993. Presidente de la International Association for Media and Communication Research (IAMCR) (1998-2002), fazendo parte da International Council desde 1984. Publicou uma série de obras individuais e em colaboração, como: Introducción a la comunicación social, ESRP - PPU., Barcelona, 1992. La nueva filantropía y la comunicación: Mecenazgo, fundación y patrocinio, ESRP - PPU, Barcelona 1994. Editor de um número especial da revista Anàlisi, sobre La recerca europea en comunicació social, número 21, Departament de Periodisme i de Ciències de la Comunicació, Bellaterra-Barcelona, 1997.

Título da Apresentação
José Marques de Melo: uma personalidade singular.

Resumo da Apresentação
É muito agradável ter novamente a possibilidade de comentar a rica e extensa trajetória de meu amigo José Marques de Melo, por ocasião da merecida homenagem que lhe é tributada pela Intercom, durante o Congresso deste ano.

Quero recordar, que como presidente da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), tive a grata oportunidade de colaborar com o texto "Mi José Marques de Melo", que foi publicado na obra "Grandes Nomes da Comunicação, José Marques de Melo", organizado por Maria Cristina Gobbi. A Publicação foi editada pela UNICAP, Universidade Católica de Pernambuco e pelo Centro de Estudos da Imprensa e da Cidadania (Recife, Pernambuco, 2001, págs. 227-233). No encontro deste ano minha colaboração analisará, de forma muito pessoal, as distintas perspectivas de estudos que nos tem oferecido o grandioso trabalho realizado por José Marques de Melo, buscando, na medida do possível, enriquecer o que foi exposto no citado livro.

Palestrante: Margarida Kunsch

Currículo
Livre Docência, Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil. Presidente de ALAIC - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Professora de Pós-Graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Título da Apresentação
Os estudos comunicacionais Latino-Americanos.

Resumo da Apresentação
O trabalho mostra as contribuições de José Marques de Melo na difusão e consolidação do pensamento comunicacional latino-americano. Relata o papel importante desempenhado por ele na fundação, concretização, difusão e efetivação da ALAIC - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación.

Palestrante: Pedro Gilberto Gomes

Currículo
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil, mestre o em Ciências da Comunicação. Pró-reitor de ensino e pesquisa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências da Comunicação - UNISINOS.

Título da Apresentação
Os estudos comunicacionais eclesiais

Resumo da Apresentação
As contribuições de José Marques de Melo para o fortalecimento e difusão dos estudos de comunicação social tendo como foco a comunicação eclesial.
Marques de Melo desempenhou um papel fundamental na UCBC - União Católica Brasileira de Comunicação Social. O texto tem por objetivo descrever de forma sucinta as contribuições de Marques de Melo para esta Instituição.

Palestrante: Ruth Vianna

Currículo
Pós-Doutoranda do Programa de Pós Doutorado - Núcleo de Jornalismo Comparado - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA-USP. Doutora em Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona, Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Título da Apresentação
O mestre, o discípulo e o jornalismo

Resumo da Apresentação
Falar das contribuições que o Professor Emérito José Marques de Melo têm propiciado aos profissionais e pesquisadores da comunicação, na condição de ex-aluna e atual aluna de Pós-doutorado não é tarefa fácil, pois poderemos causar algum deslize ao deixar de mencionar algumas das suas importantes atribuições, por se tratar de profissional ilibado, professor, pesquisador, comunicador, cientista, jornalista, advogado entre outros títulos e distinções honoríficas aqui já mencionadas amplamente. Para não ser redundante, optei por fazer uma homenagem simples. Uma homenagem cabível a minha condição de discípula do mestre dos mestres de jornalismo brasileiros e até mesmo internacional.

Para dar sentido a esta simplicidade me sustentarei nos ensinamentos do pensamento clássico chinês e, a partir dos estudos realizados por Ho Yeh Chia1 sobre as idéias de Xunzi que mostra a importância do significado do Educador e o educando, cujo objetivo é o de "abrir um diálogo entre a cultura ocidental e oriental entorno da questão"2, procurarei ressaltar a grande participação do Dr. José Marques de Melo em nossa formação profissional e acadêmica, que ao meu ver está inserida dentro desta filosofia oriental.

Palestrante: Sandra Freitas

Currículo
Graduada em Filosofia e Comunicação Social/jornalismo pela UFMG, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Comunicação Social pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em administração de organizações do terceiro setor, coordenadora por três mandatos - de 1991 a 2000 - o Curso de Comunicação Social da PUC-Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professora de Edição em Televisão da PUC-Minas.

Foi membro do Conselho Curador da Rede Minas, representando as Universidades do estado. Foi produtora, repórter, editora e chefe de reportagem da Rede Manchete Minas, assessora parlamentar no Congresso Nacional, assessorei diversas campanhas políticas para presidente da República, governo do estado, senado e prefeitura municipal. Fui repórter de rádio, jornal e revista. Coordenou a PUC-TV de 1998 até meados de 2002. Coordenou o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo desde a sua criação. Foi diretora da região Sudeste da INTERCOM. Atualmente faz consultoria em escolas de BH. É diretora de jornalismo da TV Comunitária de BH e assessora da Diretoria de Relações Institucionais da PUC.

Título da Apresentação
História de vida e trajetória intelectual de José Marques de Melo - 30 anos de doutorado em jornalismo.

Resumo da Apresentação
A apresentação faz uma breve trajetória das principais contribuições de José Marques de Melo aos estudos da Comunicação Social. Aponta singularidades da produção acadêmica do Mestre, demonstrando sua contribuição para o desenvolvimento da área da comunicação, especialmente no Brasil.

Exposição de filme

Coordenadora: Ruth Vianna

Apresentação da home page

Coordenadora: Fátima Feliciano

Currículo
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil. Coordenadora de Editoração Multimídia do Centro Universitário Fiamfaam Fisp, Coordenação de Editoração Multimídia, Campus Morumbi - UNIFIAMFAAM.

Lançamento do livro do professor José Marques de Melo: História Social da Imprensa, Porto Alegre: EdiPUCRS.

Coordenadora: Beatriz Dornelles

Entrega do Troféu 30 anos e do livro de Ouro

Coordenadoras: Sonia Virginia Moreira e Maria Cristina Gobbi

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques