...................................................................... pjbr@eca.usp.br








 

...
...

Manchetes


O Casarão de Carlos Rizzini

Por Osmar Mendes Júnior

Situado no número 1 da praça Padre Luís Balmês, a principal da cidade de Tremembé, no Vale do Paraíba, o antigo casarão que serviu duas vezes de moradia para Carlos de Andrade Rizzini (na infância e, depois, no final de vida), passa por um momento inédito: por conta do processo de tombamento, não pode ser modificado externamente, nem mesmo para a troca de telhas, que devem seguir o estilo original. Assim, em caso de chuvas fortes, a solução é conviver pacificamente com as goteiras.

Nos amplos jardins de estilo francês que o cercam o imponente palacete, estão as estátuas das quatro estações de ano que tanto atraíam o alto executivo dos antigos "Diários Associados". Os atuais proprietários do imóvel destinaram uma parte do terreno para a instalação de um creche que atende excepcionais. No bosque, que segue até a margem do Rio Paraíba, ainda estão algumas árvores plantadas pelo próprio Carlos Rizzini, embora uma grande figueira tenha morrido recentemente.

Lá também está uma antiga fonte onde o precursor dos estudos jornalísticos brasileiros costumava passar as tardes, de preferência acompanhado de alguma biografia. Há, ainda, um grande lago com muitas vitórias-régias, que dão um toque de brasilidade ao ambiente. As gigantescas flores estão lá há muito tempo. Mas não se sabe se foram implantadas por Carlos Rizzini.

Voltar

www.eca.usp.br/prof/josemarques