Publicações

2023

BONAFË, V.; CAMPESATO, L. Affective reports: from listening to writing, from writing to listening. OEI 98-99, Aural Poetics, edited by Michael Nardone, 2023.

FRANCISCHINI, N. F. ; IAZZETTA, F. A experimentação como prática artística e coletiva de uma cena musical no subterrâneo da história. In: Virgínia de Almeida Bessa; Juliana Pérez Gonzáles. (Org.). Histórias das Músicas no Brasil - Sudeste. 1ed.Vitória: Anppom, 2023, v. 1, p. 340-381.

GERMANO, G. B. Episodes for a history of field recording in Brazil. In: Proceedings of the 6th International Symposium of New Music - SiMN 2023. Link.

2022

BRANDES, I. T.; SILVA, P. R. da. Bocal: Improvisação vocal e performance. Voz E Cena, 3(01), 12–30, 2022. Link.

CAMPESATO, Lílian ; IAZZETTA, Fernando . Voice as a Resonance of Listening. In: Marcus Erbe; Aycha Riffi; Wolfgang Zielinski. (Org.). Mediale Stimmentwürfe - Perspectives of Media Voice Designs. 1ed.Düsseldorf, München: Kopaed, 2022, v. 1, p. 37-56.

CAMPESATO, L.; BONAFÉ, V. Dispatches: cartographing and sharing listenings. Body in Sound, Music and Performance, edited by L. O Keeffe and I. Nogueira. London: Routledge, 2022, pp.153-165.

GERMANO, G. B. A retórica documental em gravações de campo. Revista Música, v. 22 n. 2, 2022, p. 155-169. DOI

JACOMETI, A.; GUIMARÃES, K. A representação da mulher compositora na imprensa brasileira: O que mudou do início do século XX para o XXI?. Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, v. 2, p. 45-54, 2022. Link.

FERREIRA, Marina Mapurunga de Miranda. Reativação da escuta: práticas sonoras experimentais como estratégias para o ensino de som em cursos de cinema e audiovisual. 2022. Tese (Doutorado em Processos de Criação Musical) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. LINK.

MAPURUNGA, Marina. Sons, afetos, ventos e deslocamentos. In: GARCIA, Arianny O. Garcia; VILAS BOAS, Beatriz Xavier dos Santos; MACHADO, Marília M. C. Mulheres na Ciência: Conhecendo a trajetória de pesquisadoras da UFRB, 2022, p. 199-210. ISBN: 978-65-88622-70-4. LINK.

SOUZA LIMA, H. (Post) Colonial Streaming: The Social Reproduction of Listening and Deafness in the Anthropocene. In: Johannes Salim Ismaiel-Wendt/Andi Schoon (Eds.), Postcolonial Repercussions (117-132). Bielefeld: transcript Verlag, 2022. Link.

2021

ARANGO, J. J. ; IAZZETTA, Fernando ; Viveros, E. ; Figueiró, C. . Looking for a place for Sonification. PER MUSI (ONLINE), v. 40, p. 1-14, 2021. DOI

ANTAR, M.D.; SALABERRY, N. Selva e India: Celsa Ramírez Rodas y la resistencia femenina durante la dictadura de Alfredo Stroessner en Paraguay. Radical Sounds of Latinamerica, 2021. No prelo.

ANTUNES, M.; SANTO, G. F. E.; MANZOLLI, J.; QUEIROZ, M. A psychoacoustic-based methodology for sound mass music analysis. Accepted for publication in: Proceedings of the 15th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), 2021.

BELLA. Co(r)pinhas. Noise Invade: Revista Eletrônica Colaborativa, Congresso Virtual UFBA 2021, 22 fev. 2021. Link.

BODO, R. P. P.; BENETOS, E.; QUEIROZ, M. A Framework for Music Similarity and Cover Song
Identification. Accepted for publication in: Proceedings of the 15th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), 2021.

BONAFÉ, V.; CAMPESATO, L. “Many voices, resonating from different times and spaces”: a script for an imaginary radiophonic piece on Janete El Haouli. Feminist Review, v.127, pp. 141-149, 2021. Link..

BRANDES, I. T. Una mirada desde la alcantarilla: uma versão vocal do poema homônimo de Alejandra Pizarnik. Revista Criação & Crítica, 31(31), 32-50, 2021. PDF.

CHAVES, Rui; IAZZETTA, Fernando (Org.). 32 Instruções para escutar (n)a pandemia. 1. ed. São Paulo: Berro, 2021. v. 1. 76p .

COSTA, R. L. M. Orquestra Errante: Improvising Assemblages Facing the Totalitarian Assemblage. In: DE ASSIS, P.; GIUDICI,P. (Org.). Machinic Assemblages of Desire. 1ed. Ghent: Leuven University Press, 2020, p. 339-349. Link.

FARACO, A. insígnia, escafandro, sátira e locus: análise de processos criativos em comprovisação. ORFEU, v. 6, n. 1, p. 1-35, 2021. PDF.

FARACO, A. Perception of a Comprovisation: the ambiguity of listening to a composed piece derived from improvisational material. OPUS, 2021. No Prelo.

GERMANO, G. B. 'The McBrides are from here': listening to Green Ways as creative cartophony. Organised Sound, v. 26, n. 2, 2021. Link.

GERMANO, G. B. ; FERNANDEZ, A. M. ; TÁPIA, D. ; LIMA, H. S. ; CAMPESATO, L. ; MAPURUNGA, M. ; BONAFÉ, V. ; REIS, V. Listening to/with Mar Paradoxo: a collective practice for sharing listenings. Revista Vórtex, v. 9, n. 2, 2021. Link.

IAZZETTA, Fernando. Produção Artística, Pesquisa Acadêmica e Experimentalismo. In: Martin Grossmann; Liliana Souza e Silva. (Org.). Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: gênero, neocolonialismo e espaço sideral. 1ed.São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, 2021, v. 1, p. 338-348.

JACOMETI, A.; GOA, F.; LEVITA, V. Ruídos Para Libertar. Noise Invade: Revista Eletrônica Colaborativa, Congresso Virtual UFBA 2021, 22 mar. 2021. Link.

JACOMETI, A. Girls Rock Camp Brasil: Música, Feminismo, Anticapitalismo e Heterotopia. In: II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades, 2021, Santa Catarina. II CIPS: Caderno de Resumos, 2021. Link.

JACOMETI, A.; GUIMARÃES, K.; BORTOLOTO, M. Violências simbólicas na produção musical: Origens e persistências das relações de gênero e poder. In: XXXI Congresso da ANPPOM, 2021, João Pessoa. XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2021. v. 31. PDF.

LEMOS, G. F. B.. Micro Macro e Meta Tonalidades. In: ChicoDub. (Org.). Estudando o Som - 10 ANOS DO FESTIVAL NOVAS FREQUÊNCIAS. 1ed.São Paulo: Numa Editora, 2021, v. , p. 34-.

LEMOS, G. F. B.; FARIA, R. R. A. ; THOMAS, R. ; MONNAZZI, J. ; BONACHELA, E. ; GIOLITO, A. . A prospective report on the research developed at the Laboratory of Audio and Music Technology at USP. In: 18TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTER MUSIC, 2021, Recife. Proceedings of the 18th Brazilian symposium on computer music, 2021.

LEMOS, G. F. B.; PALMA, D. A. G. ; MUNOZ, J. A. . The pareidolia of life. In: (COURI) Spring 2021 Symposium, 2020, El Paso - Texas. Spring 2021 Symposium - Arts, Humanities, and Social Sciences. El Paso: Beacon classifier, 2021. v. online.

LIMA, H. S. ; GERMANO, G. B. ; CAMPESATO, L. ; ESTEVE, L. N. ; MAPURUNGA, M. ; BONAFÉ, V. ; REIS, V. Between Control and More-than-Human Events: The Listening Experience in the Light of Speculative Pragmatism. AM Journal of Art and Media Studies, 2021. Link.

PEREIRA, A. C.; GERMANO, G. B.; MAIA, I. C. S.; NOGUEIRA, K.; PAZZ, M. Acordos Acústicos: reflexões sobre a gravação de música em casa durante a pandemia. In: Anais do XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - João Pessoa, 2021. PDF.

SIMURRA, I.; BORGES, R. C. Análise de Atmosphères com recursos simbólicos e computacionais. Revista Música, 21(1), 369-394, 2021. PDF.

TÁPIA, DANIEL. Áudio musical: uma introdução. 1. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2021. v. 1. 253p.

TOFANI, A.; QUEIROZ, M. Using tf-idf and cosine similarity into Shazam-based fingerprinting algorithms. In: ICMC 2021 - International Computer Music Conference, 2021, pp. 228-232, Chile.

UHIARA, R.; WEGNER,A. A voz do ator em ambiente digital: a sonoplastia na linha de frente. Entrevista com Edézio Aragão, Gregory Slivar e Raul Teixeira sobre as experiências artísticas e pedagógicas na SP Escola de Teatro. In: Voz e Cena (UnB), v. 2, nº 2, jul-dez 2021.

2020

ALIEL, L. "Análise Espectromorfológica da Paisagem Sonora em Five Places to Remember de Fernando Iazzetta". Musica Theorica, v.4, p.182 - 181, 2020.

ANTAR, M. D. Perspectivas de investigación en artes: apuntes sobre creación artística y reflexión teórica en la academia. In: 2da. Jornada de Investigación en Música Popular (org.) Pedro Martinez Pino y Azucena Araujo. FADA-UNA Facultad de Arquitectura Diseño y Artes de la Universidad Nacional de Asunción. Asunción, Paraguay, 2020.

ANTAR, M. D.; OLIVEIRA, Y. D. Desinteração de vozes, reintegração de posses: apontamentos sobre a polca Purahei Jahe'o como narrativa de aspectos sócio-históricos da cultura paraguaia. Revista ORFEU, v.5, n°2, p.1-27. 2020. Link.

BONAFÉ, V.; COSTA, R. Sounds, Memories and Affects: Double Capture in a Relational Artistic Experience. AM Journal of Art and Media Studies, v. 23, p. 13-27, 2020. Link.

CARVALHO, M. P. L. T. Corpo aural e corpo oráculo: escuta, promiscuidade e antropofagia em me alimento de voces. In: Arte e Transmidiações - Anais do 3º Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão; III Encontro Regional da ANPAP Nordeste e 8ª Bienal Internacional de Arte Postal. Anais. João Pessoa(PB) 2020. PDF.

COSTA, R. L. M. Orquestra Errante: uma prática musical entranhada na vida. REVISTA MÚSICA (ONLINE), v.20, p. 309 - 328, 2020. Link.

COSTA, R.; FRIDMAN, A. Flows between improvisation, perception and spatiality as creative tools: report of two teaching experiments in music. In: Proceedings of the 2nd Interdisciplinary and Virtual Conference on Arts in Education, 2020. Madri: MusicoGuia, 2020. p. 323-327. PDF.

FARIAS, V., & IAZZETTA, F. (2020). O uso da música no game survival-horror Pesadelo – Regressão. Revista Brasileira de Música, 33(1), 361-383. Link para o DOI.

FERNANDES, V. The Medium Becomes Infected by the Message: Boris Groys’ Submedial Suspicion as Viral Tropes in William Burroughs. In: Procedings - Sonologia 2019 - International Conferences on Sound Studies. São Paulo - SP - 2020. PDF.

FERNANDES, V. Cut-Up as Political Practice. In: Norient Space – The Now in Sound: Sampling politics today, 2020. link.

FIGUEIREDO, N.; QUEIROZ, M. Detection of musically relevant regions in multiresolution time-frequency representations evaluated on piano recordings. In: Proceedings of the 17th Sound and Music Computing Conference (SMC 2020), pp. 94-101, 2020. PDF.

FRIDMAN, A.; COSTA, R. Formatos de improvisação musical à distância: Relato de experiências vídeo-sonoras em tempos de isolamento. In: BERTISSOLO, G.; NOGUEIRA, M. (org.). Encontros de Cognição Musical: Processos Criativos, Série Encam, 2020. ISBN 978-65-993186-1-0.

GERMANO, G. B. A escuta como ato de composição. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. PDF.

GERMANO, G. B. The audible truth: Reflections on the phonographic real. In: SONOLOGIA 2019 I/O - INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOUND STUDIES, 2019, São Paulo. Proceedings of the International Conference on Sound Studies. São Paulo: NuSom, 2020. p. 149-166. PDF.

GERMANO, G.; SOUZA LIMA, H.; TERRA, I.; CAMPESATO, L.; ESTEVES, L.; MAPURUNGA, M.; BONAFÉ, V.; REIS, V. “Sounding Indigenous Imaginaries?” In: Norient Space – The Now in Sound: Sampling politics today, 2020. link.

GUIMARÃES, C. B. A dimensão sonora da voz: quatro obras audiovisuais brasileiras e uma poltrona interativa. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2020. Tese de Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais. PDF.

MOURA, S., Comparison of VGGish embeddings and perceptually-motivated features for Singing Voice Detection. Extended Abstracts for the Late-Breaking Demo Session of the 21st Int. Society for Music Information Retrieval Conf., Montréal, Canada, 2020. PDF.

GUIMARÃES, C. B. À escuta de telefone sem fio, videoarte brasileira de 1976. In: Anais da XXIII SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) . Porto Alegre-RS, ISBN 978-65-86495-00-3, p.237-244. PDF.

IAZZETTA, F.; CAMPESATO, L. La Serie ¿Música? – arte sonoro desde contextos locales. SulPonticello, Nº 73 julio-agosto 2020. ISSN: 1697-6886. Link.

IAZZETTA, F., DONATO, D., SOUZA LIMA, H., & BONAFÉ, V. (2020). Eu e o Outro, Dentro e Fora. Revista Música, 20(1), 277-294. Link para o DOI.

MAPURUNGA, M. A escuta visual e a produção sonora em tempo real em performances audiovisuais. In: Revista Brasileira de Música, 33(2), 411-432. Link para o DOI.

TÁPIA, D. Estratégias pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento da escuta do músico: apontamentos sobre as especificidades do som na música popular. In: Anais do XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Manaus, 2020, 9pp. PDF.

YOSHIMURA, G. J.; QUEIROZ, M.; WERTZNER, H.; FRANCISCO, D. Speech sound disorder classification based on time-aligned dissimilarity profiles. In: Proceedings of the 17th Sound and Music Computing Conference (SMC 2020), pp. 88-93, 2020.

2019

ANTAR M., MANZIONE F. Contaminações sonoras: A pregnância de materiais sonoros na Livre Improvisação. XXIX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019. PDF.

ANTAR, M. D.; OLIVEIRA, Yonara Dantas de. Apontamentos sobre narrativa oral, identidade, machismo e feminismos no compuesto Mateo Gamarra. In: Identidade e diferença na canção latino americana. Júlio César Suzuki; Valterlei Borges de Araújo (Org.) . 1°ed. São Paulo: FFLCH USP, p.158-179, 2019. Link.

ARANGO., J. Jaramillo and IAZZETTA, F. “Pico: a portable audio effect box for traditional plucked string instruments,” in Proceedings of the international conference on new interfaces for musical expression, Porto Alegre, Brazil, 2019, p. 355–360.

ARANGO, J.J..Assis, P. & Astorga, E. V. Headphone listening cultures: contingencies and crossings. Proceedings of the International Conference on Sound Studies. Sonologia 2019. São Paulo. Brazil. PDF.

ARANGO, J.J., Kisil, V., Santos, P. p. & Martineli, F. Methodological considerations of practice-based-research in the field of sonology: the NuSom interactive practices group. Proceedings of the International Conference on Sound Studies. Sonologia 2019. São Paulo. Brazil. PDF.

ARANGO, J. J., Iazzetta, F & Astorga, E. V. BUZU: Retrieving public transportation data for sonification. Proceedings of the 17th Brazilian Seminar on Computer Music, São João del Rei, 2019, 35-41.

ARAUJO, Davi Donato Amorim de. Limites da escuta : epistemologias do sonoro na música concreta, na ecologia acústica e nos estudos do som [online]. São Paulo : Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2019. Tese de Doutorado em Processos de Criação Musical. [acesso 2019-07-31]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26072019-092642/.

BONAFÉ, V. A respeito de i-131: notas da compositora para uma possível escuta (com Partitura). In: Revista Música (online), v. 19, pp. 316-326, 2019.
Link.

CAMPESATO, L. The Paradox of Music Transgressions: Noise as a Libidinal Energy. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas 14(1): 103–114, 2019. PDF.

CAMPESATO, L. The politics of listening: feminisms and community building. In: Sonologia 2019 - International Conference on Sound Studies I/O, 2019, São Paulo. Book of abstracts - Sonologia 2019 - International Conference on Sound Studies I/O. São Paulo: NuSom, 2019. v. 1. p. 41-42.

CAMPESATO, L., IAZZETTA, F. (2019) "Práticas locais, discursos universalizantes: relendo a música experimental". In: Desobediência Sonora: Selos de Música Experimental e suas Tecnologias de Sustentabilidade, Editado por Cristiano Figueiró, 7-42. Salvador, EDUFBA. Link.

CAMPESATO, L.; BONAFÉ, V. La conversación como método para la emergencia de la escucha de sí. El oído pensante 7 (1): 47-70, 2019. PDF.

CAMPESATO, L.; BONAFÉ, V. A conversa enquanto método para emergência da escuta de si. Revista Debates - Unirio, v. 22, pp. 28-52, 2019. Link.

CAPATO, G.; FERNANDEZ, A. O silêncio na estética audiovisual. In: Anagrama, v. 13, n. 2, 14 out. 2019. Link.

CHAVES, Rui. 2019. "Walking alongside me: listening, moving, performing and mapping the everyday". DEBATES - Cadernos Do Programa de Pós-
Graduação em Música, Unirio.

CHAVES, Rui. 2019. "Transcribing the sonic: a speculative discussion on authorship and field recording". In Soundscape Campus #2 — Sound, Body and Knowledge, editado por Ivo Louro. Portugal: Universidade Nova de Lisboa. (Em revisão).

CHAVES, R.; IAZZETTA, F. (Ed.). Making it Heard: a history of Brazilian sound art. New York; London: Bloomsbury Academic, 2019. Link.

COSTA, R.L.M. Oquestra Errante: a músical practice deeply rooted in life. Proceedings of the Sonologia 2019 I/O - International Conference of Sound Studies - 2019
São Paulo. PDF.

FERNANDEZ, A.M; MATSUZAWA, R. T. Sonorização ao Vivo: O acaso e a atitude de tatear na construção sonora de “A luta vive”. In: GOMES, Angela Maria (org.). (In) Subordinações Contemporâneas: Linguística, Letras e Artes. Ponta Grosso, PR: Atena Editora, 2019. p. 325-334 PDF.

GOULART, A.J.H..; QUEIROZ, M.; TIMONEY, J.; LAZZARINI, V. CPU consumption for AM/FM audio effects. Linux Audio Conference, Stanford, U.S.A., 2019.

HOLDERBAUM, Flora Ferreira. Pensar as Vozes - Vocalizar o Logos : das possibilidades de emergência de outras vocalidades [online]. São Paulo : Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2019. Tese de Doutorado em Processos de Criação Musical. [acesso 2019-08-14]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-14082019-115237/.

IAZZETTA, Fernando. A música inventa a teoria, o 'hoje' inventa o futuro. In: Ilza Nogueira; Valério Fiel da Caosta. (Org.). A Experiência Musical: perspectivas teóricas. 1ed.Salvador: UFBA, 2019, v. , p. 135-141.

IAZZETTA, Fernando & Lílian CAMPESATO (2019). “La Serie ¿Música? Arte sonoro desde contextos locales”. I Simposio Internacional de Arte Sonoro: Mundos Sonoros: cruces, circulaciones, experiencias. Buenos Aires: Untref, 143-152.

IAZZETTA, F. The Politics of Computer Music. Proceedings of the 17th Brazilian Seminar on Computer Music, São João del Rei, 2019, 248-52. PDF.

LIMA, Henrique Rocha de Souza. Difference as Rhythm and Thought as Subtractive Synthesis in Gilles Deleuze. LaDeleuziana: Online Journal of Philosophy, v. 2, p. 79-94, 2019.

MAPURUNGA, M. Cruzamentos entre práticas sonoras em tempo real e em tempo diferido. In: Anais de textos completos do XXIII Encontro SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) - Porto Alegre-RS, ISBN: 978-65-86495-00-3, 2019. pp: 877-882. PDF.

MAPURUNGA, M. M. F. Reflexões sobre uma escuta visual presente na criação sonora em tempo real. In: Anais da IV JISMA (Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual). Rio de Janeiro-RJ, ISSN: 2596-1942, 2019. Link.

MARTINS, A. L.. I/OTHER I {Hybrid Machine in Sound Performance}. In: Sonology 2019 I/O - International Conference on Sound Studies, 2019, São Paulo, 2019. v. 1. p. 48.

QUEIROZ, M.; BORGES, R. C.. Chroma Interval Content as a Key-Independent Harmonic Progression Feature. In: Proceedings of the 2019 International Workshop on Multilayer Music Representation and Processing (MMRP 2019), pp. 71-76, 2019. ´PDF.

STOLFI, Ariane de Souza. Música em Rede : experimentos em interação musical [online]. São Paulo : Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2019. Tese de Doutorado em Processos de Criação Musical. [acesso 2019-09-07]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-06092019-114352/.

2018

ALIEL, L.; KELLER, D.; COSTA, R.L.M. The Maxwell Demon: a Proposal for Modeling in Ecological Synthesis in Art Practices. Revista Música Hodie, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 103 - 116, jun. 2018. PDF.

ALIEL, L.; KELLER, D.; COSTA, R. L. M. Perspectivas Teóricas para a Análise das Práticas Criativas Ecocognitivas In: Aplicações em Música Ubíqua.1 ed.Sao Paulo : Anppom, 2018, v.7, p. 168­-207.

ANTAR, M. Particularidades sonoras da canção experimental de Tom Zé ou O tom do Zé é som. Revista El Oído Pensante, v. 6 (2): 116-138, 2018. PDF.

ARANGO, J. J.; ROJAS, J. Augmented Charango: An Instrument for Enriching the Andean Music Social Role. Proceedings of the 11th International Conference of Students of Systematic Musicology. Belo Horizonte 6-8 June, 2018. pp 66-71(doi:10.5281/zenodo.1345176). PDF.

ARANGO, J. J. Arte sonoro, espacio público y nuevas tecnologías: adaptándose al Antropoceno desde el arte-ciencia. Revista MAVAE. Bogotá, Colombia. Vol 14. N.1, 2019.

BONAFÉ, V. M. The experience of sonority: the dangers of a journey into the unknown. Interference - A journal of audio culture, v. 6, pp. 83-96, 2018. Link.

BONAFÉ, V.; COSTA, R. A dupla captura e o espaço da memória em Memos from Stuttgart: o processo de criação de Schwarswälder Kirschtorte. In: Anais do XXVIII Congresso da Anppom. Manaus: UFAM, v. 1, pp. 1-9, 2018. PDF.

BORGES, R. C.; QUEIROZ, M. . Automatic music recommendation based on acoustic content and implicit listening feedback. Revista Música Hodie, 18(1):31–43, 2018. PDF.

BORGES, R. C.; QUEIROZ, M. . Evolution of timbre diversity in a dataset of brazilian popular music: 1950-2000. In: 11th International Conference of Students of Systematic Musicology, 2018, Belo Horizonte. Proceedings of the 11th International Conference of Students of Systematic Musicology, 2018. p. 1-4.

CASTELLANI, F.M.; FERNANDEZ, A.M.; MATSUZAWA, R. T. Ressuscita-me: criar o som entre a experiência e o tédio profundo. In: Intensidades políticas en el cine y los estudios audiovisuales latinoamericanos: identidades, dispositivos, territorios - VI AsAECA (Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual), 2018, Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Anais... Buenos Aires, Argentina: AsAECA, 2018. p. 479-491 PDF.

CHAVES, Rui; IAZZETTA, Fernando. 2018. "Making It Heard: Un Posible Archivo de Arte Sonoro Brasileño". I Simposio Internacional de Arte Sonoro: Mundos Sonoros: cruces, circulaciones, experiencias. Buenos Aires: Untref, 122-132.

COSTA, R. L. M. A improvisação livre não é lugar de práticas interpretativas. Revista Debates, v. 20, n.1, Editora da Unirio. PDF.

COSTA, R. L. M. Ideias preliminares sobre as noções de controle e intencionalidade em ambientes complexos de performance. TEXTO DIGITAL (UFSC). , v.14, p.114, 2018.

COSTA, R. L. M.; BOCHIO, A.; CASTELLANI, F. M.; ZAMITH, A. Group Entremeios: Collective Creativity and Technology In: Collaborative and Distributed Processes in Contemporary Music­Making.1 ed.Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2018, v.1, p. 67-­83.

FERNANDEZ, A.M; MATSUZAWA, R. T. Sonorização ao Vivo: O acaso e a atitude de tatear na construção sonora de “A luta vive”. In: IV Colóquio de Cinema e Arte da América Latina e II Colóquio Cinema de Autoria Feminina: campos vadios, mitos minados, 2018, Niterói. Anais... Niterói, RJ: UFF, 2018. p. 27-3 PDF.

FERNANDEZ, A.M. Por um planejamento conceitual da sonorização audiovisual. IN: DELBONO, B. F. (org.). Comunicação Audiovisual: Repertório, Programação e Projeto. Curitba: CRV, 2018.

FIGUEIREDO, N.; FELIX, F.; MEDEIROS, C. B.; QUEIROZ, M. A comparative study on filtering and classification of bird songs. In: Proceedings of the 15th Sound and Music Computing Conference (SMC 2018), pp. 365-372, 2018.

FRANCISCHINI, Natália, Modos de Uso da Guitarra Elétrica em Práticas Musicais Experimentais. Relatório de Projeto de Iniciação Científica (Bolsa Fapesp). Departamento de Música, ECA/USP, 2018. PDF

GERMANO, G. B.; IAZZETTA, F. Silêncios e Durações Estendidas no Wandelweiser - Três Análises. Revista Vórtex, Curitiba, v.6, n.2, 2018, pp. 1-26. PDF

GORODSCY, F.; MOURA, S.; QUEIROZ, M. Audio-to-MIDI Similarity for Music Retrieval. In: Proceedings of the 11th International Conference of Students of Systematic Musicology, 2018. p. 29-33.

GOULART, A.J.H..; QUEIROZ, M.; TIMONEY, J.; LAZZARINI, V. Interpretation and control in AM/FM-based audio effects. International Conference on Digital Audio Effects (DAFx), Aveiro, Portugal, 2018.

GUIMARÃES, Clotilde Borges. A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960 [doi:10.11606/D.27.2008.tde-24042009-154141]. São Paulo : Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2018. Dissertação de Mestrado em Estudo dos Meios e da Produção Mediática. Link.

IAZZETTA, F.; CAMPESATO, L. Ser 'modesto' e ser moderno: o caso da música experimental. Anais do XXVIII Congresso da Assciação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Manaus, 27-31/08/2018, ISSN 1983-5973, 2018, 9pp. PDF

IAZZETTA, F.; GERMANO, G. B. Silêncios e durações estendidas no Wandelweiser: considerações a partir de First Music for Marcia Hafif, de Antoine Beuger. Anais do XXVIII Congresso da Assciação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Manaus, 27-31/08/2018, ISSN 1983-5973, 2018, 8pp. PDF

IAZZETTA, Fernando. The work at NuSom (as part of the Chapter: Research-Creation in Latin America, by Ricardo Dal Farra). In: Simon Emmerson. (Org.). The Routledge Companion to Electronic Music: Researching out with technology. 1ed.Abingdon; New York: Routledge, 2018, v. , p. 38-40.

IAZZETTA, F.; PICCININI, A. Sonificação como art-science: três lógicas de interdisciplinaridade, três lógicas de sonificação. Anais do XXVIII Congresso da Assciação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Manaus, 27-31/08/2018, ISSN 1983-5973, 2018, 8pp. PDF

IAZZETTA, Fernando. Escutas, subjetividades e materialidades. In: 14º Encontro Internacional de Música e Mídia - São Paulo, 2018, 11pp. PDF

IAZZETTA, Fernando ; CAMPESATO, Lílian. . La serie Música? - arte sonoro desde contextos locales. In: Simposio Internacional de Arte Sonoro - Mundos Sonoros: cruces, circulaciones, experiencias, 2018, Buenos Aires. Cuadernos de Resumenes do Simposio Internacional de Arte Sonoro - Mundos Sonoros: cruces, circulaciones, experiencias. Buenos Aires, 2018. v. 11. p. 192-197.

IAZZETTA, Fernando; CAMPESATO, Lílian ; CHAVES, Rui. Editorial: Out of Phase. Interference - A Journal of Audio Cultures, v. 6, p. 1-10, 2018. PDF.

KOCH, T.; QUEIROZ, M. Towards Flexible Audio Processing. In: Proceedings of the 15th Sound and Music Computing Conference (SMC 2018), pp. 567-574, 2018.

LIMA, H.R.S. O lugar da Escuta em Meu Tio o Iauaretê. In: XIV Semana de Letras da UFOP. Mariana-MG: ICHS, 2016. v. 1. p. 274-286. PDF.

LIMA, H.R.S. O Mapa Sonoro como Tecnopolítica de Transculturação Aural. Revista Indisciplinar / EA-UFMG. – Belo Horizonte (MG): Fluxos , v.4, n.1, p. 232-255, 2018. PDF.

LIMA, H.R.S. The sound beyond hylomorphism: sonic philosophy towards aural specificity. Interference: a journal of audio cultures, v. 6, p. 46-61, 2018. PDF.

MAPURUNGA, M. M. F. Orquestra de laptop na construção sonora do live cinema: processo criativo e desafios da OLapSo. In: Anais do XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Manaus-AM, 27-31/08/2018, ISSN 1983-5973, 2018. PDF.

MAPURUNGA, Marina; MIGLIANO, Milene. Do rasgar o oeste com lampejos sonoros: notas sobre experiências de aprendizado estético coletivo . In: 14º Encontro Internacional de Música e Mídia - São Paulo - SP ISBN: 978-85-62959-54-7, 2018. PDF.

MAPURUNGA, M. Espaços no Escuro. In: Anais de textos completos do XXII Encontro SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) - Goiânia-GO, ISBN: 978-85-63552-25-9, 2018. pp: 747-752. . PDF.

MAPURUNGA, M. M. F; COSTA, D. S. Soundpainting, orquestra de laptops e live cinema: o processo de criação da performance audiovisual Natureza Urbana Natureza (OLapSo, 2017). In: Anais da III JISMA (Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual). Rio de Janeiro-RJ, ISSN: 2596-1942, 2018. pp. 357-374. Link.

MOREIRA, A. L.; PICCININI, A. Gravação da narração em língua portuguesa do Solfejo do Objeto Sonoro: impasses, critérios e proposições. Anais do XXVIII Congresso da Assciação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Manaus, 27-31/08/2018, ISSN 1983-5973, 2018, 9pp. PDF

OLIVEIRA, Yonara Dantas de; ANTAR, M. D.; Delfina Servín deu fim a: reflexões estéticas, políticas e sociais sobre a canção paraguaia Mateo Gamarra. In: Anais dos Seminários de Estética Social: 2016-2017-2018. Arley Andriolo e outros (Org.). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2018. PDF.

OLIVEIRA, Yonara Dantas de; OLIVEIRA, Samya; ANTAR M. D.; MANZIONE, F.; Un cubo, un tema, dos performances: directrices y contingencias en la creación de las performances escénico-sonoras A Síria não é aqui e Delfina. Simposio Internarional de Arte Sonoro: Mundos Sonoros, cruces, circulaciones, experiencias. Universidad Nacional de Tres de Febrero, Buenos Aires, Argentina. 2018.

QUEIROZ, M.; PENINTA, K.; BODO, R.; KALIAKATSOS-PAPAKOSTAS, M.; CAMBOUROPOULOS, E. Perception of asymmetric rhythms in traditional Greek music. In: 8th International Workshop on Folk Music Analysis FMA 2018, pp. 1-6, 2018.

QUEIROZ, M.; YOSHIMURA, G. J. Relative DTW Embedding for Binary Classification of Audio Data. In: Proceedings of the 15th Sound and Music Computing Conference (SMC 2018), pp. 279-286, 2018.

QUINTERO, A.; ROSENKJAR, R.; RICHTER, T.; OLIVEIRA, Yonara Dantas de. É para refrescar?! Nós em Nós. In: A MARGEM: REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, v. 14, p. 327, 2018. Link.

SIMURRA, I. E.; BORGES, R. C. . Combining Automatic Segmentation and Symbolic Analysis based on Timbre Features – A Case Study from Ligeti’s Atmosphères. In: 11th International Conference of Students of Systematic Musicology, 2018, Belo Horizonte. Proceedings of the 11th International Conference of Students of Systematic Musicology, 2018. p. 76-79.

SIMURRA, I.; QUEIROZ, M.; SATO, J. Music Emotion and Pupillary Responses: Analyzing Orchestral Sounds Through the Perspective Between Arousal/Valence Ratings and Verbal Correlates for Timbre Description. In: Proceedings of the AudioMostly Conference 2018, pp. 1-8, 2018.

STOLFI, A.; CERIANI, M.; TURCHET, L.; BARTHET, M. Playsound.space: Inclusive Free Music Improvisations Using Audio Commons. In: Proceedings of New Interfaces for Music Expression, 2018.

STOLFI, A.; MILO, A.; VIOLA, F.; CERIANI, M; BARTHET, M. Playsound.space: An Ubiquitous System in Progress. Proceedings of 8th workshop on Ubiquitous Music (UbiMus), 2018. pp. 54-65.

STOLFI, A.; MILO, A.; CERIANI, M; BARTHET, M. Participatory musical improvisations with Playsound.space. Web Audio Conference, 2018.

STOLFI, A.; SOKOLOVSKIS, J.; GORÓDSCY, F.; IAZZETTA, F.; BARTHET, M. Audio Semantics: Online Chat Communication in Open Band Participatory Music Performances. In: Journal of the Audio Engineering Society, 2018.

VIOLA, F.; STOLFI, A.; MILO, A.; CERIANI, M.; BARTHET, M.; FAZEKAS, G. Playsound.space: enhancing a live music performance tool with semantic recommendations. In: Proceedings of Workshop on Semantic Applications for Audio and Music, 2018.

YOSHIKAWA, Livia M. A Retroatividade Nostálgica do Chiptune: O uso da tecnologia de consoles 8-bits na criação de um gênero musical. Trabalho de conclusão de Curso. Departamento de Música ECA/USP, 2018. PDF

2017

ALIEL, L.; KELLER, D.; COSTA, R. L. M. The Maxwell Demon: Comprovisation in Ecologically Grounded Creative Practice In: 16th Brazilian Symposium on Computer Music, 2017, São Paulo. Proceedings of the 16th Brazilian Symposium on Computer Music. Sao Paulo: Rogerio, 2017. v.1. p.137 - 143.

ALIEL, L.; KELLER, D.; COSTA, R. L. M. Ecologically grounded creative practice: Strategies for support of audience participation. ART MUSIC REVIEW. , v.33, p.1 ­ 20, 2017.

BARBOSA, P. A.; VALENTE, H. A. D.; ASTORGA, E. M. V.; BARBOSA, E. S.; BRANDES, I. T.; INÁCIO, A. C.; PEREZ, M.; STUTZ, F.; TOLLER, L.; TEÓFILO, M. S.; VISCONTI, C. Música e Mídia: apontamentos e exercícios de Clariaudiência - VII. Osasco: Da Vinci Editora, 2017 (CD-Rom).

BONAFÉ, V.; CAMPESATO, L. A escuta em deslocamento: uma conversa sobre criação musical. In: Anais do 13th Women's Worlds e XI Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, v. 1. pp. 1-12, 2017. PDF.

BONAFE, V.; COSTA, R. Sonic Nuptials, composition and improvisation in a double capture: refrain and process of territorialization. In: Proceedings of DARE 2017: Aberrant Nuptials - Conference on Deleuze and Artistic Research. Ghent: Orpheus Research Centre, v. 1. pp. 120-123, 2017. PDF.

BORGES, R. C.; QUEIROZ, M. . A Probabilistic Model For Recommending Music Based on Acoustic Features and Social Data. In: 16th Brazilian Symposium on Computer Music, 2017, São Paulo. Proceedings of the 16th Brazilian Symposium on Computer Music, 2017. p. 7-12.

CARVALHO, M. Explorações de uma relação particular e de expansão com o piano: presença, experimentação e interação. São Paulo : Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2017. Trabalho de Conclusão de Curso/Iniciação Científica (Fapesp).

COSTA, R. L. M. Processos de consistência e contextos na improvisação livre: aproximações preliminares. Orfeu - revista do PPGMUS- CEART/UDESC. , v.1, n. 2, p.6 - 20, 2017. PDF.

COSTA, R. L. M. Transversalidades: música e políticas In: Música, transversalidade - Série Diálogos com o som. Ensaios.1 ed.Belo Horizonte : EdUEMG, 2017, v.4, p. 67-83. PDF.

DE SOUZA LIMA, H. R. Cartographic Soundtrack: Voice, Sound and Music in "Birdman". The New Soundtrack, v. 7, p. 137-151, 2017. link.

FERNANDES, Vinicius; BRAMBILLA, Guto; IAZZETTA, Fernando. 2017. A Emergência do Sujeito na Narrativa do Prelúdio Op. 28 no 14 de Chopin. MUSICA THEORICA. Salvador: TeMA, 201715, p. 91-106. PDF.

FERNANDEZ, A.M. Exercícios de Escuta no Ensino de Trilha Sonora. In: Os sons que vemos, as imagens que ouvimos - 13º Encontro Internacional de Música e Mídia, 2017, São Paulo. Anais... São Paulo, SP: MusiMid, 2017. p. 122-136 Link.

FERNANDEZ, A.M.; LIMA, J. G. A. de. Soundcheck With Nicholas Collins. In: Sonologia 2016 - out of phase, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, SP: USP/CPF-Senac, 2017. p.9-20. PDF.

HOLDERBAUM, F. Breve Análise dos Discursos sobre Voz e Vocalidades. In: Anais do XXVII Congresso Da ANPPOM - Atualidade e impactos Sociais da Pesquisa, das Práticas e da Docência em Música. Campinas, 2017.

HOLDERBAUM, F. An archeology of presence in voice studies and the Concert for Voice (Moods IIIb) by Maja Ratkje. Sonologia 2016 - Out of Phase, Proceedings of the International Conference on Sound Studies São Paulo, November 22-25, 2016 First Published in November 2017 by NuSom - Research Centre on Sonology [University of São Paulo] São Paulo, Brazil. In: Sonologia 2016-Out of Phase (http://www2.eca.usp.br/sonologia/call-for-papers/), São Paulo: Open Journal Systems, 2017. p. 152-163.

IAZZETTA, Fernando. 'La música es mucho más (o menos) que la música': reflexiones sobre investigación musical em el contexto de la academia. In: Daniel Quaranta. (Org.). Creación musical, investigación y producción académica: desafíos para la música em la universidad. 1ed. Morelia, México: CMMAS - Centro mexicano para la Música y las Artes Sonoras, 2017, v. 1, p. 17-54.

KALIAKATSOS-PAPAKOSTAS, M.; QUEIROZ, M.; TSOUGRAS, K.; CAMBOUROPOULOS, E. Conceptual Blending of Harmonic Spaces for Creative Melodic Harmonisation. Journal of New Music Research, p. 0–24, 2017. link.

LIMA, H. R. S. Sonologia e reeducação musical: a potência crítica da sonologia. In: XXVII Congresso da ANPPOM, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, 2017. p. 1-8. PDF.

MARTINS, A. L.; COSTA, R. L. M. Máquinas Híbridas enquanto ambiente para a livre improvisação: um ambiente metaestável In: XXVII Congresso da Anppom - 2017, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da Anppom - 2017. Campinas: Edunicamp, 2017. v.1. p.1-15.

MARTINS, A. L. 'Isso é ¿Música? O Som Experimental a partir da Apropriação das novas Tecnologias' In: Revista ORFEU, Florianópolis: Editora da UDESC, v.1, n.2, 2017, pp.60-78.

MARTINS, A. L.; KIMIZUKA, Y. B.; BARBOSA, P. A. Do “pau-elétrico” à guitarra baiana: o uso da saturação na música popular brasileira In: XXVII Congresso da Anppom – 2017, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da Anppom – 2017. Campinas: Edunicamp, 2017, v.1, p.1-8.

MARTINS, A. L. From Concrete Poetry to Musical Composition: Narrativity, Intertextuality and Musical Meaning in Motet in Ré Menor, by Gilberto Mendes In: Musica Theorica,
Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), v.1, e.1, 2017.

MARTINS, A. L. Becoming Machinic: An appropriation of the new technologies in the free improvisation In: IJMPA, International Journal of Music and Performing Arts, 2016-2017, Madison. Savannah State University Press, 2017.

MOURA, S., QUEIROZ, M. ‘Melody and accompaniment separation using enhanced binary masks.’ In: 16th Brazilian Symposium on Computer Music, 2017, São Paulo. Proceedings of the 16th Brazilian Symposium on Computer Music, 2017. p. 164-165.

MIZUTANI, Wilson Kazuo. VORPAL: a middleware for real-time soundtracks in digital games. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Kon.

OLIVEIRA Y. D. ; ANTAR, M. ; ALIEL, L. . Suíte interdisciplinar: Abordagens Para Criação De Uma Performance Na Interface Cena, Música e Live Electronics. In: Anais do XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Campinas, SP, 2017.

RIVERÃO; STOLFI, A. Inferno de Wall Street II: Décio Pingatari. In: Errática: Dp 90 - Homenagem a Décio Pignatari. 2017. link.

SANTO, G. F. E. ; QUEIROZ, M. Developing a set of applications for music creation using low-cost brain-computer interfaces. In: 16th Brazilian Symposium on Computer Music, 2017, São Paulo. Proceedings of the 16th Brazilian Symposium on Computer Music, 2017. p. 160-161.

SIMURRA, I.E.Y. Utilização de descritores de áudio na análise musical assistida por computador: um estudo de caso da obra Reflexões, de Jônatas Manzolli. In: XXVII CONGRESSO DA ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Anais XXVII CONGRESSO DA ANPPOM Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017.

SIMURRA, I. E.; QUEIROZ, M. Pilot experiment of verbal attributes classification of orchestral timbres. In: Proceedings of the 143rd Convention of the Audio Engineering Society, pp. 1-10, 2017. PDF.

SIMURRA, I.E.Y., SATO, J. R. Analysis of pupil diameter during the listening of orchestral timbres: A case study. Conference on Music and Eye-Tracking (MET17). Max Planck Institute for Empirical Aesthetics. Frankfurt. 2017.

SKACH, S.; XAMBÓ, A.; TURCHET, L.; STOLFI, A.; STEWART, R. L.; STEWART, BARTHET M. H. E. Embodied Interactions with E-Textiles and the Internet of Sounds for Performing Arts. In: ACM, 2017.

STOLFI, A.; BARTHET, M.; GORÓDSCY, F.; CARVALHO JR., A. D.; IAZZETTA, F. Open band: Audience Creative Participation Using Web Audio Synthesis. In. In: #WAC2017, Web Audio Conference 2017. PDF.

STOLFI, A.; GORÓDSCY, F.; BARTHET, M.; CARVALHO JR., A. D. Open Band: A Platform for Collective Sound Dialogues. In: AM2017. Proceedings of the Audio Mostly Conference 2017. ACM Digital Lybrary, 2017.

STOLFI, A. Sobre o Paisagismo Antisséptico. In: BORGES, F. M. (org.) Idéias Perigozas. São Paulo: Córrego, 2017.

2016

ANTAR, M. Interação e Liberdade: estratégias e roteiros para clownprovisar sonoramente. In: Anais da IV Jornada Acadêmica Discente PPGMUS da ECA/USP. São Paulo, 2016.

ASSIS B., P.. A Brief Overview of the Evolution of Musical Technology: Promises and Risks for the Diversity of Cultural Expressions. In: Richieri Hanania, L., Norodom, A.-T.. (Org.). Diversity of Cultural Expressions in The Digital Era. 1ed.Buenos Aires: Teseo Press, 2016, v. , p. 39-58. link.

CHAVES, R.; NAKAHODO, L.; DANTAS, P. Field recording: presença, lugar e processo no trabalho de lilian nakao nakahodo e paulo dantas. 12o encontro internacional de música e mída, [S.l.], 2016.

COSTA, R. L. M. Improvisation, sound, body and new technologies. In: Reinhard Gagel; Matthias Schawabe. (Org.). Improvisation erforschen - improvisierend forschen/Researching improvisation - researching by improvisation. 1ed.Bielefeld: [Transcript] Music and Sound Culture, 2016, v. 1, p. 145-178. PDF.

DE CARVALHO JUNIOR, A. D., LEE, S. W., ESSL, G., ‘Understanding Cloud Support for the Audience Participation Concert Performance of Crowd in C[loud],’ In: The 16h International Conference of New Instruments for Musical Expression, 2016, Brisbane, Australia. Proceedings of the New Instruments for Musical Expression (NIME) , 2016.

LEE, S. W., DE CARVALHO JUNIOR, A. D., ESSL, G., ‘Crowd in C[loud]: Audience Participation Music with Online Dating Metaphor using Cloud Service,’ In: 2nd Web Audio Conference (WAC), 2016, Atlanta, Georgia, USA. Proceedings of the 2nd Web Audio Conference (WAC-2016). Atlanta, Georgia, USA: Georgia Institute of Technology, 2016.

DONATO, D. A construção da noção de musicalidade em Pierre Schaeffer. Anais do IV SIMPOM, n. 4, 2016. PDF.

DONATO, D. Propostas de ruptura em Pierre Schaeffer e John Cage. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016. link.

DONATO, D. As quatro funções da escuta de Pierre Schaeffer e sua importância no projeto teórico do Traité. Debates, n. 16, 2016. link.

DONATO, D. A objetividade da escuta no pensamento musical: uma problematização a partir da fenomenologia. Revista Vórtex, v.4 n.2, 2016. ISSN 2317–9937. PDF.

FERNANDEZ, A.M. Quando a Vida Invade a Música ou como o Deep Listening Invadiu Minha Vida. In: Viver Sua Música - 12º Encontro Internacional de Música e Mídia, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, SP: MusiMid, 2016. p. 8-18. Link.

FRIDMAN, A., MANZOLI, J., COSTA, R.L.M. Framework for music improvisation and performance: body/instruments and body/mind connections. Journal of Music and Dance, v.6, p.12 - 19, 2016. PDF.

HOLDERBAUM, F. Flora. An archeology of presence in voice studies and the Concert for Voice (Moods IIIb) by Maja Ratkje. In: Proceedings of Sonologia 2016-Out of Phase. São Paulo, 2016.

IAZZETTA, F. A imagem que se ouve. In Prado, Gilbertto; Tavares, Monica; Arantes, Priscila (org.). Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo : ECA/USP, 2016. 504 p. ISBN 978-85-7205-154-5 (versao impressa) e ISBN 978-85-7205-155-2 (e-book), pp. 376-395, 2016.

LIMA, H. R. S. O Som como texto: desafio teórico e epistemológico para a Sonologia. In: Anais da IV Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Música da USP. p. 206-216. link.

MIZUTANI, Wilson Kazuo and Fabio Kon. “An extensible and flexible middleware for real-time soundtracks in digital games” In Proceedings of the 12th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research, pages 175–182. 2016.

MIZUTANI, Wilson Kazuo, and Vicente, Dino, and Kon, Fabio. Sound wanderer: An experimental game exploring real-time soundtrack technology. Software Demonstration at the 12th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research. 2016.

OLIVEIRA, Y. D. ; ANTAR, M. . Is that the show?! Comprovisation and Occupation of Public Spaces at the TransPosições Performance. In: Anais do Sonologia - International Conference on Sound Studies. São Paulo, 2016.

PEREIRA, C. A. A. Silêncio e Escuta Afetiva: Cenas da Música Experimental na Transição do Milênio. Anais do Sefim (simpósio de Estética e Filosofia da Música da UFGRS), Porto Alegre, v. 2, n. 2, p.253-254, set. 2016. Resumo Expandido. link

SANTO, G. ; GOULART, A. ; SILVA, M. A. . A Study Design About the Influence of Spectrum Content in the Perception of Consonant and Dissonant Chords. In: Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2015, Campinas. Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Computer Music. Porto Alegre - RS: Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação ? SBC), 2015. p. 68-71.

SILVA, M. A.; FARIA, R. R. A. Lowering dissonance by relating spectra on equal tempered scales. In: 12th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research, 2016, São Paulo. Proceedings of the 12th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research. Marseille: The Laboratory of Mechanics and Acoustics, 2016. p. 323-330.

2015

ALIEL, L., COSTA, R. L. M., KELLER, D. Comprovisação; Abordagens desde a Heurística Estética em Ecocomposição In: 15o. Simpósio Brasileiro de Computação Musical - SBCM, 2015, Campinas. Proceedings of the 15o. SBCM. Campinas: Editora da universidade de Campinas, 2015. v.1. p.169 - 180. PDF.

ANDRADE J.; ANTAR M. Partituras Gráficas: Diversas possibilidades expressivas e interpretativas. link.

ANDRADE, J. ; COSTA, R. L. M. Do experimental ao ancestral: entrevista com Mesias Maiguashca. Art Research Journal, v. 2, p. 112-119, 2015. link

ANTAR M. Perspectivas para o desenvolvimento da interação na livre improvisação musical. link.

BONAFÉ, Valeria (Org.). Dossiê Músicas feitas por mulheres para ressoar em todos os corpos. Revista Vórtex, Curitiba, v.3, n.2, 2015, p. xi e pp. 224 282. pdf.

COSTA, R. L. M.; Cobussen, M. Dialogue on improvisation, composition and performance: on singularity, complexity and context. Revista Música (Online), v. 15, p. 149, 2015. link.

COSTA, R. L. M., GUBERNIKOFF, C. Da música ao som, a emergência do som na música dos séc. XX e XXI: uma pequena introdução. Natal:Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. (Artigo, Tradução). PDF.

COSTA, R. L. M. A improvisação livre, a construção do som e a utilização das novas tecnologias. Música Hodie. , v.15, p.119 - 131, 2015. PDF.

DE CARVALHO Jr, A. D., LEE, S. W., ESSL, G., ‘SuperCopair: Collaborative Live Coding on Supercollider through the cloud,’ In: International Conference on Live Coding, 2015, Leeds, West Yorkshire. International Conference on Live Coding, 2015.

DE CARVALHO Jr., A. D.; MAYER, T. Sensors2OSC. In: Sound and Music Computing Conference, Maynooth, Ireland, 2015.

DE CARVALHO Jr., A. D.; QUEIROZ, M.; ESSL, G. Computer Music through the Cloud: Evaluating a cloud service for collaborative computer music applications. In: International Computer Music Conference, Denton, USA, pp. 1-7, 2015.

DE CARVALHO Jr. Indoor localization during installations using WiFi. In: New Interfaces for Musical Expression, 2015, Baton Rouge, Louisiana. New Interfaces for Musical Expression, 2015.

DE CARVALHO JUNIOR, A. D., ‘Cooperative Live Coding as an instructional model,’ In: Simposio Latinoamericano de Informática y Sociedad, 2015, Arequipa, Peru. XLI Conferencia Latinoamericana en Informática, 2015.

FRIDMAN, A., MANZOLI, J., COSTA, R.L.M. Framework for music improvisation and performance: body/instruments and body/mind connections. Journal of Music and Dance, v.6, p.12 - 19, 2016. PDF.

GEORGAKI, A.; QUEIROZ, M. “Virtual Tettix” : Cicadas’ sound analysis and modeling at Plato's Academy. In: Sound and Music Computing Conference, Maynooth, Ireland, pp. 1-7, 2015.

GOULART, A.; TIMONEY, J.; LAZZARINI, V.; QUEIROZ, M. Psychoacoustic impact assessment of smoothed AM/FM ‘303’ resonance signals. In: Sound and Music Computing Conference, Maynooth, Ireland, pp. 1-8, 2015.

GOULART, A.; QUEIROZ, M.; TIMONEY, J.; LAZZARINI, V. Sound Synthesis with Periodic Linear Time-Varying Filters. In: Proceedings of the Linux Audio Conference 2015, Mainz, Germany, pp. 55-62, 2015.

GOULART A.; ANTAR M. Live Coding the computer as part of a free improvisation orchestra of acoustic instruments. link

HOLDERBAUM, F., Poética Musical na Intermídia Som-Palavra-Performance. In: QUARANTA, Daniel E., FENERICH, Alexandre E. (Org.), 10 OLHARES SOBRE A MÚSICA DE HOJE, uma coletânea de 10 artigos dentre os quase 50 submetidos e apresentados no EIMAS de 2010 a 2013. São Paulo: Garcia Edizione, 2015, 212 p.

HOLDERBAUM, Flora F. 5 Peças para Microvocalidades - Dossiê Músicas feitas por mulheres para ressoar em todos os corpos. In: BONAFÉ, Valéria (org.). Edição sobre Música e Gênero com ênfase em estudos sobre feminismos, práticas, políticas, perspectivas antropológicas e artísticas, e outras epistemologias. Vórtex, Curitiba, v.3, n.2, 2015, p.241-245, dezembro de 2015.

IAZZETTA, Fernando ; CAESAR, R. ; MANNIS, José Augusto ; CAMPESATO, Lílian ; FENERICH, A. S. . Game of encounters: the experience of Personne. ARJ - Art Research Journal, v. 2, p. 1-35, 2015. PDF.

IAZZETTA, Fernando. Estudos do Som: um campo em gestação. Revista do Centro de Pesquisa e Formação SESC, n. 1, nov. 2015, p. 146-160. PDF.

IAZZETTA, Fernando . Processos musicais: entre a experimentação e a criação. Resonancias: Revista de investigación musical, v. 19, p. 141-146, 2015. PDF.

KELLER D., ALIEL, L., MELLO, M. T. S., COSTA, R. L. M., SILVA, F. P., SANTOS, L. A. Práticas Ecocognitivas Improvisatórias: Dois Estudos de Caso In: VI Ubimus, 2015, Växjö. Anais do VI Ubimus. Växjö - Suécia: Editora da Linnaeus University, 2015. v.1. p.1 - 11. PDF.

LIMA, H. R. S. O Sintetizador de Som e o pensamento como consistência/modulação em Deleuze e Guattari. In: Carvalho, M.; Fornazari, S.K.; Haddock-Lobo, R.; Filosofias da Diferença. Coleção XVI Encontro da ANPOF, São Paulo: ANPOF, 2015. p. 192-207. link.

OLIVEIRA I.; ANTAR M. Da ruptura com a tradição à tradição improvisada. link.

QUEIROZ, M.; KALIAKATSOS-PAPAKOSTAS, M.; CAMBOUROPOULOS, E. Obtaining General Chord Types from Chroma Vectors. In: AudioMostly 2015, Thessaloniki, Greece, p. 1-6, 2015.

2014

ALMEIDA, Alexandre Zamith. Musica_efemera, Harpa de Berio e Four6: três ambientes alternativos de performance. In: Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, Unesp, 2014. p. 1-8. PDF.

ANTAR, M. E. D. Permeabilidades entre o clowning e a livre improvisação ou a livre improvisação não é palhaçada. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, Unesp, 2014. PDF.

ARANGO, J. J. Network Music: criação e performance musical colaborativa no âmbito das redes de informação. Tese de doutorado. Departamento de Música - ECA/USP. Orientador: Fernando Iazzetta. 2014. PDF.

BANDEIRA, A. D.; CARVALHO Jr, A. D. Notes on the Elimination of the Mobile Music Audience. In: The Fourteenth Biennial Symposium on Arts and Technology, 2014, New London, CT, USA.

BOCHIO, A.; CASTELLANI, F. M.; COSTA, R. L. “Mirror I, Hybrid Environments of Collective Creation: Composition, Improvisation, and Live Electronics”. Proceedings of Vs. Interpretation. Prague : Agosto Fondation, 2014. (Resumo). .PDF.

BONDESAN DOS SANTOS, P. P.K. "Duas abordagens de pesquisa experimental em percepção rítmica" Percepta-Revista de Cognição Musical, v. 1, n.2 , p.105, 2014.

BONDESAN DOS SANTOS, P. P. K. "Percepção métrica: estudando a percepção do ritmo musical através de experimentos com estruturas metricamente ambíguas " XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.

BONDESAN DOS SANTOS, P. P. K.; Pedrasse, Eduardo "Ambigüidades Métricas nos Trilhos Urbanos de Caetano Veloso" XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.

BRUEL, P.; QUEIROZ, M. A Protocol for creating Multiagent Systems in Ensemble with Pure Data. In: International Computer Music Conference / Sound and Music Computing Joint Conference, Athens, Greece, pp. 1512-1517, 2014.

CASTELLANI, F. M. “A poética de Georges Aperghis: uma abordagem sobre a noção de dispositivo artístico”. In: corpo_arte_tecnologia. São Paulo: ECA/USP, 2014. Disponível em: PDF.

CASTELLANI, Felipe. ALMEIDA, Alexandre . BOCHIO, Alessandra. Musica-Efemera. interaction and instability in the contemporary performance. In: Composition in the 21st Century Conference, 2014. Trinity College Dublin. p.13.

CASTELLANI, F. M. ; BOCHIO, A. L. ; , ZAMITH, A. “Música_efemêra: interaction and instability in the contemporary performance”. Proceedings of Composition in 21st Century. Dublin : Trinity College, 2014. (Resumo).

COELHO, Fabiana & IAZZETTA, Fernando. A influência da configuração do trato vocal na sonoridade da flauta. In: Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, Unesp, 2014. p. 1-9. PDF.

COELHO, F. A influência da configuração do trato vocal na sonoridade da flauta. Tese de doutorado. Departamento de Música - ECA/USP. Orientador: Fernando Iazzetta. 2014. PDF.

COSTA, R. L. M. . Livre improvisação e ecologia sonora: uma aproximação a partir da estética da sonoridade. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 20, p. 189-206, 2014. PDF.

DE CARVALHO JUNIOR, Antonio Deusany, "Sensors2PD: mobile sensors and WiFi information as input for pure data", In: International Computer Music Conference / Sound and Music Computing Joint Conference, Athens, Greece, 2014.

DE SOUZA LIMA, H. R. John Cage: n-1. Polêm!ca, v. 13, n. 2, 2014, p. 1100-1118. PDF.

FERNANDEZ, A. M.; IAZZETTA, F. "Circuit-Bending and te DIY Culture." In: Keep it simple, Make it fast! Underground music scenes and DIY cultures Conference, Porto, Portugal, 2014. PDF.

GOULART, Antonio J. H. Live-Coding-DJing with Mixxx and SuperCollider. Linux Audio Conference 2014, 6pp. PDF

HOLDERBAUM, F.. A Poesia Sonora como Voz-Música. Polêm!ca, v. 13, p. 885-905, 2014.

IAZZETTA, Fernando . Entre a pesquisa e a criação: a experiência dentro da sonologia. In: Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, Unesp, 2014. p. 1-9. PDF.

KISIL, Vitor. ¿Música?: processos e práticas de criação e performance em um ambiente de pesquisas em sonologia. Tese de doutorado. Departamento de Música - ECA/USP. Orientador: Fernando Iazzetta. 2014. PDF.

LIMA, H. R. S. A noção de Velocidade em Gilles Deleuze à luz da manipulação sonora. Revista Exagium, v. 13, p. 141-159, 2014. PDF.

LIMA, H. R. S. Intercessões entre Cinema e Música na Poética de Toru Takemitsu. In: Anais do Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras, Juiz de Fora, 2014. link.

LIMA, J. G. A.. Experimental music and the reprogramming of apparatuses. In: KEEP IT SIMPLE, MAKE IT FAST! UNDERGROUND MUSIC SCENES AND DIY CULTURES CONFERENCE, Porto, Portugal, 2014. No prelo. PDF.

LIMA, J. G. A.. Como o experimentalismo musical reprograma aparelhos sonoros. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MðSICA, 24., 2014, São Paulo. Anais... . São Paulo: Anppom, 2014. Disponível em: PDF.

MACHADO, A.; QUEIROZ, M. A flexible and modular crosslingual voice conversion system. In: International Computer Music Conference / Sound and Music Computing Joint Conference, Athens, Greece, pp. 1312-1319, 2014.

OBICI, G.; FENERICH, A., Symphonie pour un Homme Seul–de-acousmatized (SPUHS-d). Proceedings of the Electroacoustic Music Studies Network Conference. Berlin, June 2014. PDF.

OBICI, Giuliano L. Gambiarra e experimentalismo sonoro. Tese de Doutorado. Departamento de Música - ECA/USP. Orientador: Fernando Iazzetta. 2014. PDF.

PEREIRA, C. A. A. Música e Tecnologia: Desdobramentos da Aura Benjaminiana. II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos - Porto, 2014. PDF.

PEREIRA, C. A. A. O Silêncio na Obra de John Cage: uma poética musical em processo. Anais do Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música, Rio de Janeiro, n. 3, nov. 2014. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/4682/0. PDF.

PEREIRA, C. A. A. Paragraph 6 em The Great Learning de Cornelius Cardew: paradoxos de uma performance. In: XIV SEMPEM Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2014, Goiânia. Anais do XIV SEMPEM UFG, 2014. p. 80-86. PDF.

QUEIROZ, M. ; KON, F. Música fractal: um painel de técnicas de geometria fractal aplicadas em música. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 19, p. 11-40, 2014.

SCHIAVONI, F. L. ; BIANCHI, A. J. ; QUEIROZ, M. Ferramentas livres para distribuição de áudio em rede. Cadernos de Informática (UFRGS), v. 8, p. 1-10, 2014.

SILVA, M. J.; SCHIAVONI, F. L.; FARIA, R. R. A. Programação dinâmica em Pure Data aplicada à Wave Field Synthesis. In: Anais do 12.o Congresso de Engenharia de Áudio da AES-Brasil. São Paulo, 2014. p. 55-60. PDF.

2013

ALMEIDA, Alexandre Zamith. 2013. “O horizonte ampliado do instrumentista em processos musicais interativos." Anais do Congresso Internacional Performa - Encontros de Investigação em Performance: 10-18. PDF

ARANGO, J, Julian. NetConcert : experiencias musicais na Web 2.0. Jornadas Acadêmicas da ECA/USP. São Paulo, 2012 PDF

ARANGO, J, Julian. Música en Internet, una realidad brasileña (em espanhol). Anais do XXIII Congresso ANPPOM. Natal, 2013 PDF

ARANGO, J J; Tomoyoshi, M; Iazzetta, F; Quiroz, M. Brazilian Challenges on Network Music. (em inglês) Proceedings of the Sound and Music Computer Conference. SMC 2013. Stockholm, 2013 PDF

BIANCHI, A.; QUEIROZ, M. Real time digital audio processing with Arduino. Aceito para publicação em SMC 2013 - Sound and Music Computing Conference, 2013, Stockholm - Sweden.

CAMPESATO, Lílian. "Limite na música-ruído: musicalidade, dor e experimentalismo". In: Anais do XXIII Congresso da Anppom. 2013, pp. 1-9.PDF

CASTELLANI, F. M. ; SÈDES, A. . Extension du musical vers l'intermédialité : analyses des approches de Thierry de Mey et de Georges Aperghis. Actes des Journées d'Informatique Musicale. Saint Denis: Université Paris 8, 2013. p. 103-112. PDF

CARVALHO Jr, A. D.; SANTOS Jr, M. R; BIANCHI, A.; QUEIROZ, M. FFT benchmark on Android devices: Java versus JNI. In: Proceedings of the 14th Brazilian Symposium on Computer Music, 2013, Brasília, DF, Brasil.

CARVALHO Jr, A. D. Touches on the line: Sharing Csound scores using a web server and mobile phones. In: 2nd International Csound Conference, 2013, Boston, MA, USA.

COSTA, R. L. M. A Livre Improvisação Musical Enquanto Operação de Individuação. Artefilosofia, OuroPreto, nº 15, dezembro 2013. PDF

COSTA, R. L. M. Na Orquestra Errante Ninguém Deve Nada a Ninguém ou... Como Preparar um Ambiente Propício à Prática da Livre Improvisação. Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 - n.1, 2013, p. 279-286. PDF

COSTA, R. L. M e SCHAUB, Stéphan. Expanding the concepts of knowledge base and referent in the context of collective free improvisation. Artigo do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Natal, 2013. PDF

DOS ANJOS, Guilherme e VILLAVICENCIO, Cesar. Sonate Metodiche de G Ph. Telemann e as Diretrizes de J. J. Quantz: Uma análise sobre o Adagio da primeira sonata e a função da ornamentação na música alemã setecentista. Anais do congresso da Anppom, Natal, 2013. PDF

FERNANDEZ, Alexandre Marino. Circuito Alterado em Três Atos: Abrir, Tatear e Multiplicar. 2013. 174f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

FERNANDEZ, Alexandre Marino. A oficina de circuito alterado como ambiente relacional. In: Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal.

HOLDERBAUM, F. Motivo, Tema e Forma na Urosnate de Kurt Schwitters In: III Encontro Internacional de Música Arte Sonora- 2012, 2013, Juiz de Fora. Revista do Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, 2013. v.3. p.1 – 11, 2013.

HOLDERBAUM, F., QUARANTA, D. E. A voz nos processos criativos da poesia sonora In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Natal - 19 a 23 de Agosto de 2013., 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Natal - 2013

IAZZETTA, Fernando . Adaptations and Contrasts: some issues regarding the interaction between instrumental and electroacoustic sounds (versão bilíngue: Adaptações e Contrastes: algumas reflexões a respeito da interação entre sons instrumentais e eletroacústicos. Sonic Ideas - Ideas Sonicas, v. 6, p. 11-26, 2013.

IAZZETTA, Fernando. Música, Técnica y Metier (Revista Espacio Klem, n.o 01, outubro de 2012, Bilbao Espanha, pp. 28-33). Bilbao: Espacio Klem, 2012.

LIMA, J. G. A.. Observações sobre o papel das ferramentas digitais na música experimental brasileira contemporânea. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Música, Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: PDF

MACHADO, A. F.; BONAFONTE, A. ; QUEIROZ, M. Parametric Decomposition of the Spectral Envelope. In: ICASSP 2013 - The 38th International Conference on Acoustics, Speech, and Signal Processing, 2013, Vancouver – Canada PDF

MOREIRA, A. L. I. G. ; DE CARVALHO JUNIOR, A. D. . A escuta da mídia: um estudo sobre a percepção de sons e música. In: IX SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013, Belém, PA, Brasil. Anais do IX Simpósio de cognição e artes musicais (internacional), 2013.

NAVARRO, F.; DEL NUNZIO, M. "Fendas: colaboração, composição, interpretação". Anais do Performa, UFRGS, 2013.PDF

VILLAVICENCIO, Cesar. Creating Music Collectivelly. The Ethics of Sociogenesis. Anais do Performa, UFRGS, 2013. PDF

SCHIAVONI, Flavio. Medusa: um ambiente musical distribuído. Tese de Doutorado. IME/USP. (Marcelo Gosmes de Queiroz, orientador), 2013.PDF.

SCHIAVONI, Flávio; QUEIROZ, Marcelo; WANDERLEY, Marcelo. Network music with Medusa: A comparison of tempo alignment in existing MIDI APIs. Artigo do SMAC / SMC 2013. 2013

SCHIAVONI, Flávio; QUEIROZ, Marcelo; WANDERLEY, Marcelo. Alternatives in network transport protocols for audio streaming applications. Artigo do ICMC 2013. 2013.

SILVA, Márcio José da e ALVES, Regis Rossi. Aplicação de Wave Field Synthesis para Auralização na Música. Artigo do 11º Congresso de Engenharia de Áudio. São Paulo, 2013. PDF

VILLAVICENCIO, Cesar. Creating Music Collectivelly. The Ethics of Sociogenesis. Anais do Performa, UFRGS, 2013. PDF

VILLAVICENCIO, Cesar. ; IAZZETTA, Fernando ; COSTA, Rogério. L. M. . Fundamentos Teóricos e Conceituais da Livre Improvisação. Sonic Ideas - Ideas Sonicas, v. 5, p. 49-54, 2013.


Para publicações anteriores a 2013 acessar o site do Projeto MOBILE