O Projeto

Este projeto visa viabilizar a formação do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia na Universidade de São Paulo para dar apoio a pesquisas avançadas no campo da Sonologia em suas interfaces com a música e outras artes, bem como com a ciência e a tecnologia de modo geral. O projeto está fundamentado em 5 linhas de pesquisa:

1. Sonologia: pesquisa reflexiva a respeito dos processos de criação e recepção ligados às artes do som
2. Desenvolvimento de Sistemas Interativos: trata-se do estudo, projeto e construção de sistemas de criação e performance artísticas baseadas em processos interativos
3. Produção Artística: refere-se aos processos de criação propriamente ditos, realizados por artistas envolvidos com o Núcleo. Serão explorados processos de caráter experimental com ênfase em trabalhos que promovam a interação entre linguagens e o uso de ferramentas e espaços alternativos para a criação artística.
4. Interfaces Interdisciplinares: busca integrar as disciplinas mais especificas da área da sonologia a outras áreas de investigação acadêmica e artística com aporte de disciplinas que possibilitem a exploração de aspectos socioculturais, cognitivos, históricos e tecnológicos da criação artística;
5. Acústica Musical, Psicoacústica e Auralização: abordagem do som enquanto fenômeno físico e perceptivo, bem como em suas relações com os espaços e situações de escuta.

Estas 5 linhas de pesquisa estão articuladas transversalmente na formação de um campo coerente de investigação em que as formas de produção artística baseadas no som ocupam um papel central. A abordagem é interdisciplinar e envolve: a) o campo reflexivo (linhas 1 e 4); b) o campo de investigação aplicada (linhas 2 e 5); e c) o campo voltado para o suporte de criação artística (linha 3).

O projeto do NuSom tem como meta principal viabilizar a convergência entre a pesquisa acadêmica e a criação artística já que a conexão entre esses campos, especialmente no âmbito acadêmico, ainda apresenta desafios a serem vencidos. Por esta razão, este projeto envolve em sua equipe pesquisadores cuja produção tem se destacado justamente por buscar essa convergência. Além disso, o grupo de pesquisas da USP que dá origem a este projeto tem um histórico de ao menos 10 anos de realização de projetos que se caracterizam pela integração entre a pesquisa científica e a produção artística. Ou seja, nesses projetos tivemos a possibilidade de desenvolver pesquisas, tanto de natureza reflexiva quanto aplicada, cujos resultados que foram absorvidos em produções artísticas. Do mesmo modo, criamos um extenso repertório de obras e processos esteticamente consistentes que incorporaram os resultados da pesquisa acadêmica.

Embora reflexão, criação e pesquisa aplicada possam se desenvolver com certa autonomia dentro do NuSom, estaremos buscando a integração dessas práticas. Essa experiência vem sendo realizada de maneira satisfatória nos projetos recentes do grupo, sempre buscando uma transversalidade das ações do grupo de pesquisadores em sua natureza interdisciplinar.