Sonologia

A Sonologia, no âmbito deste projeto, abarca a pesquisa reflexiva acerca dos processos interativos de produção musical e deve concentrar os trabalhos de fundamentação teórica e conceitual do projeto. Está ligada à produção de caráter musicológico, buscando sempre a conexão com os trabalhos de criação e de desenvolvimento tecnológico do projeto. Serão privilegiados os seguintes enfoques:

1. processos interativos: reflexão acerca dos problemas que envolvem a interação musical, levando-se em conta aspectos descritivos, históricos, estéticos e analíticos.

2. gestualidade: envolve o estudo do gesto aplicado à performance musical, abordando questões como mapeamento gestual, tipologia de gestos, comunicação gestual entre homens e máquinas.

3. processos analíticos: análise de repertórios específicos a serem estudados pelos pesquisadores.

4. produção sonora: esta linha de atuação, de maneira mais ampla que as anteriores, abarca os trabalhos voltados à exploração de questões conceituais e teóricas relacionadas à produção musical contemporânea. Sempre em conexão com a idéia de interação, são abordados aqui problemas de conceituação e estética, bem como de confluência entre meios e linguagens diversos.