Produção Artística

Refere-se aos processos de criação propriamente ditos, realizados por artistas ou grupos de artistas. As criações irão explorar conceitos e procedimentos interativos e utilizar os sistemas criados pelos membros do grupo. Essa produção deve abarcar dois pólos principais:

1. Improvisação: ligada à exploração de processos livres de interação em que a realização musical ocorre por meio de processos abertos e que envolvem a tomada de decisão dos músicos em função de uma cadeia de eventos.
2. Interação Homem-Máquina: envolvendo o estudo e desenvolvimento de processos de interação entre artistas e dispositivos tecnológicos.

Tanto o desenvolvimento de sistemas interativos quanto os trabalhos de caráter reflexivo a serem realizados neste projeto deverão buscar conexão com a criação de produtos artísticos correlacionados. Essa integração entre investigação e criação é uma das preocupações centrais deste projeto. Três aspectos serão particularmente explorados:

1. estratégias de improvisação: formadas a partir de trabalhos já realizados por integrantes do grupo como o professor Rogério Costa (Projeto Fapesp Proc. 11/07678-7 "A improvisação musical e suas conexões" e Projeto Fapesp Proc. 07/57118-2 “Investigação sobre o ambiente da livre improvisação musical: fundamentos para uma máquina de performance”).

2. sensoreamento e captura de informação: explora a captura de movimentos e extração de informação do ambiente; uso de sensores conectados a interfaces criadas com o módulo Arduíno e criação de funções de captura de movimentos (motion capture) em tempo real com câmeras de vídeo. O trabalho dá sequência a projetos anteriores coordenados pelo Prof. Fernando Iazzetta que tem trabalhado desde 1997 com esse tipo de abordagem.

3. multimídia: faz uso da formação multidisciplinar dos integrantes da equipe para a realização de projetos em que exista a confluência de diversas linguagens. Conta com a colaboração dos professores Gilberto Prado e Silvia Laurentiz que são especialistas nessa área.