Interfaces Interdisciplinares

Em sua natureza interdisciplinar a sonologia pressupõe uma conexão constante e direta com outras disciplinas. A linha de pesquisa Interfaces Interdisciplinares serve de espaço para fazer a integração entre as disciplinas mais especificas da área da sonologia com outras áreas de investigação acadêmica e artística. Em especial buscamos o aporte de disciplinas que possibilitem a exploração de aspectos socioculturais, cognitivos, históricos e tecnológicos da criação artística. A interface com áreas diversificadas possibilita a incorporação de pontos de vista complementares aos tradicionalmente ligados à Sonologia. A ênfase recairá sobre (embora não esteja limitada a) dois aspectos:

1. Experimentalismo e criação: as práticas experimentais estão no centro das atividades do NapSom, especialmente em sua relação com diferentes formas de artes e ambientes tecnológicos. Particularmente abordaremos a ideia de criatividade distribuída em que o processo de criação ocorre de modo pulverizado entre indivíduos conectados em rede, indicando uma mudança da ênfase tradicionalmente colocada nos objetos artísticos para os processos de interação.

2. Conectividade e engajamento: investiga novas formas de relacionamento entre a arte e seu público explorando contextos que vão da ampliação dos espaços destinados à produção artística (happenings, intervenções urbanas, produções em internet) ao surgimento de novos modos de engajamento do público com a criação artística. Neste contexto são exploradas questões de autoria distribuída, ações comunitárias e de inclusão social.