Acústica Musical

Desde 2002 temos desenvolvido projetos na área de acústica musical, especialmente no que diz respeito à acústica de ambientes. Esse foi o tema do Projeto Temático – Fapesp intitulado “Projeto e Simulação Acústica de Ambientes para Escuta Musical” (proc. Fapesp 02/02678-9) que gerou resultados importantes (entre eles um software de medição e análise acústica, o AcMus) e repercute até hoje na produção do grupo. O projeto AUDIENCE, desenvolvido de 2005 a 2007 no LSI (Lab. Sistemas Integráveis) da USP, focalizou a imersão sonora e levou ao desenvolvimento de equipamentos e do software para auralização OpenAUDIENCE na USP (www.lsi.usp.br/audience).

1. Acústica de Ambientes e Projeto AcMus: dando continuidade ao trabalho de análise e medição acústica desenvolvido anteriormente, serão implementadas novas ferramentas no aplicativo AcMus. Entre as implementações previstas estão um conjunto de novos aplicativos para o módulo de ferramentas acústicas (diversos tipos de filtros e processadores de áudio), aprimoramento do modo de medição de parâmetros de espacialidade, e suporte para medição multicanal.

2. Simulação Acústica: Essa área começou a ser desenvolvida no âmbito do projeto AcMus e permitirá a simulação acústica de ambientes a partir de sua descrição geométrica e de materiais que compõem suas superfícies. Alguns protótipos já encontram-se em teste e, a partir de seu aprimoramento, serão implementados na forma de um módulo dentro do aplicativo AcMus. Um bloco de simulação acústica de ambientes quadriláteros com saída em Ambisonics também já foi implementado no sistema OpenAUDIENCE, e o projeto de um módulo para ambientes de geometrias irregulares é previsto neste tema.

3. Auralização: Constitui-se na aplicação de processos para construção de espaços sonoros virtuais a partir de descrições físicas e perceptuais. Múltiplos espaços podem ter coexistência física simultânea e podem ser aplicados a diferentes materiais sonoros. As aplicações de diferentes processos de auralização vão do estudo das qualidades acústicas de instrumentos musicais e salas de concerto, à criação de sistemas de espacialização e projeção sonora dentro do âmbito do sistema OpenAUDIENCE.

4. Espacialização Sonora: Diretamente relacionada ao item anterior, a espacialização é o processo de distribuição dos sinais de áudio de modo a criar a sensação de imersão sonora, isto é, de um espaço tridimensional controlado envolvendo os ouvintes. Isso pode ser aplicado tanto em práticas como a difusão espacial de música eletroacústica quanto em sistemas audiovisuais em que se busca uma coerência entre a posição visual de uma determinada fonte sonora e sua localização espacial pelo sistema auditivo. De particular interesse são as aplicações de técnicas de Wave Field Synthesis (WFS). Para tanto, um sistema de WFS está sendo desenvolvido no âmbito deste projeto, integrado ao sistema OpenAUDIENCE.

5. Automação Acústica: Consiste na busca automática de parâmetros de projeto de uma sala (tais como dimensões, materiais de revestimento das superfícies internas, localização de fontes sonoras e ouvintes) visando a adequação acústica do projeto ao uso específico que se vai fazer daquela sala. A busca é associada à simulação acústica de um modelo geométrico, que permite a obtenção de parâmetros acústicos (tais como tempo de reverberação, resposta em freqüência, entre muitos outros) sem a necessidade de construção de modelos reais em escala reduzida ou de intervenções no espaço real de escuta.