Palestra com Makis Solomos

O NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia convida para a palestra do Prof. Dr. Makis Solomos, Université Paris 8

Título: Em direção a uma ecologia do som
Data: dia 30/08, sexta-feira, 14h00
Local: Sala 12 - Departamento de Música - USP

O prof. Makis Solomos, da Univesidade Paris 8, é um dos mais notáveis especialistas na obra de compositores contemporâneos, sobretudo na de Iannis Xenakis e vem trabalhando no campo da Ecologia Sonora. É também um especialista no pensamento de Adorno.

Em direção a uma ecologia do som: Na música recente assim como nas artes sonoras, a emergência do som se afirma como um amalgama de questionamentos teóricos e práticos. Explorando o timbre ou o ruído, elevando o espaço à uma categoria central, propondo novos tipos de experimentação tal qual a imersão sonora...., a música de hoje, conjuntamente às artes sonoras, renova nossa relação com o som de um modo substancial - e este, tanto sobre o plano da atividade produtiva quanto sobre o da escuta que por sua vez se torna um eixo motor para um certo número de pesquisas. O que é um som (onde ele começa, onde ele termina?), quais relações o ouvinte tem com o som? Pode-se perguntar entre uma miríade de outras questões.

Entre estes questões, muitas são sobre a interação permanente do som com aquilo que o cerca: espaço físico, ambiente, meio, ouvinte... Assim desarrolhamos sobre a ecologia do som como relação da música ou do som com o oikos, a moradia comum, o mundo. Félix Guattari nomeia três ecologias: ambiental, social e mental. Então pode-se perguntar: quais são as ligações da música ou do som com o ambiente e a natureza, com a sociedade, com a subjetividade, no amplo sentido do termo, e em geral, quais são as ligações entre música-som e o mundo? O estudo destas ligações será a ocasião de delimitar um campo artístico florescente e cada vez mais extenso, indo de práticas fundadas sobre a noção de paisagem sonora até os “eco-sistemas audíveis”

Date: 
sexta-feira, Agosto 30, 2013 - 14:00