Migue Antar

Migue Antar


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0508526640066734

Músico e pesquisador. Formou-se em música no Ateneo Paraguayo. Integra os grupos Ôctôctô, Joaju, DuoCoz, Camerata Profana, Filarmônica de Pasárgada e KairosPania Cia. Cênico Sonora. É membro da Orquestra Errante, coletivo experimental que se dedica à prática da improvisação contemporânea e faz parte do projeto NuSom - Núcleo de Pesquisa em Sonologia, da ECA-USP. Desenvolve pesquisas artísticas na relação entre composição e improvisação musical contemporâneas. Como instrumentista tem participado de diversos festivais em países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Luxemburgo, Paraguay, Portugal e Uruguay. Sua discografia até o momento (2018) conta com 12 títulos. Musician and researcher. Graduated in music at the Ateneo Paraguayo. He integrates the groups Ôctôctô, Joaju, DuoCoz, Camerata Profana, Filarmônica de Pasárgada and KairosPania Cia. Cênico Sonora. Member of the Orquestra Errante, an experimental collective dedicated to the practice of contemporary improvisation and part of the NuSom project - ECA-USP Sonology Research Center. It develops artistic research in the relation between composition and contemporary musical improvisation. As a musician he has participated in several festivals in countries like Argentina, Bolivia, Brazil, United States, England, Luxembourg, Paraguay, Portugal and Uruguay. His discography so far (2018) has 12 titles.

Pesquisa e Arte

Projeto atual de pesquisa: A cultura e o idioma guaranis em interferência nas músicas da região fronteiriça entre Paraguai e Brasil se apresentam como elementos exemplares para uma pesquisa intercultural. Focamos em processos de criação a partir das interferências entre materiais (des)(re)territorializados, postos em jogo no contexto da livre improvisação.

Research and Art

Current research project: The Guaraní culture and language in interference in the songs of the border region between Paraguay and Brazil are exemplary elements for an intercultural research. We focus on creation processes based on the interferences between (dis) (re) territorialized materials, put into play in the context of free improvisation.