Lucia Esteves

Lucia Esteves

web: http://www.luciaesteves.wordpress.com/

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0360785222693078
Graduanda do curso de Composição Musical pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo. É Bacharel em História pela mesma universidade. Tem experiência na área de Música com ênfase em Composição Musical, tendo aulas com Marco Prado, Anselmo Mancini, Ronaldo Miranda, Rogério Costa, Fernando Iazzetta e Silvio Ferraz, quem a orienta atualmente. Atua como compositora para música de concerto, sonoplastia (teatro) e trilha sonora para audiovisual, e também trabalha com edição de som e mixagem para produções audiovisuais. Realiza pesquisa sobre música experimental e minimalista, estudando trabalhos do compositor Steve Reich. É integrante do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo, da rede SONORA - Músicas e Feminismos e do grupo de pesquisas LAURA - Lugar de Pesquisas em Auralidade. Music Composition undergraduate student at the Music Department of the University of São Paulo. She is Bachelor in History by the same university. She has experience in Music with emphasis on Musical Composition, having classes with Marco Prado, Anselmo Mancini, Ronaldo Miranda, Rogério Costa, Fernando Iazzetta and Silvio Ferraz, who currently guides her. She works as a composer for concert music, soundtrack for theatre and audiovisuals. Also works with sound editing and mixing for audiovisual productions. Conducts research on experimental and minimalist music, studying the work of composer Steve Reich. She is a member of NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo (Sonology Research Center of the University of São Paulo), of the network SONORA - Músicas e Feminismos and of the research group LAURA - Lugar de Pesquisas em Auralidade (Place for Research in Aurality).

Pesquisa e Arte

Projeto atual de pesquisa: O projeto tem como objetivo a análise das obras It's Gonna Rain, peça para tape, e 2x5, para cinco músicos (duas guitarras elétricas, um baixo elétrico, um piano e uma bateria) e tape, ou para dez músicos (dobrando a instrumentação), ambas do compositor americano Steve Reich (1936). A pesquisa teve início com bolsa PIBIC (2017/18), com foco na história da música com tape e como o compositor se insere nesse espaço. Agora, procura-se a compreensão das peças e de conceitos composicionais do autor e do minimalismo, colocando como foco as análises de trabalhos de períodos distantes, mas que possuem elementos semelhantes no âmbito da composição. Damos atenção à criação de phase shift (elemento característico de muitas de suas peças, no qual motivos musicais superpostos são defasados e consequentemente transformados sem alterações de altura ou timbre), ao ritmo e à influência da música não-ocidental. O estudo das experiências sonoras realizadas pelo compositor é essencial para esse projeto, visando a compreensão da instrumentação utilizada nas peças citadas. Essas experiências participam da criação de conceitos na composição de Steve Reich, e o reconhecimento de instrumentos ainda não comuns no repertório erudito da época. Por isso, consideramos a relevância da instrumentação na análise do potencial de inovação da peça para a época. A investigação aqui proposta encontra sua justificativa, inicialmente, na necessidade de produzir e disponibilizar mais uma bibliografia em português, voltada ao minimalismo, mas principalmente sobre a obra do compositor Steve Reich. Tratando especificamente das análises das obras It's Gonna Rain e 2x5, contribuirá também na produção de um texto com foco em composições com uma instrumentação ainda colocada como atípica no tempo de sua produção, entendendo a inovação tecnológica como um elemento de extrema importância para a produção musical do Século XX e XXI. Dessa forma, através do estudo de um procedimento de utilização de obras acabadas e autossuficientes, tem-se o ponto de partida para uma nova composição. Sendo esse o maior objetivo da presente pesquisa. Com a realização deste projeto se espera, além de enriquecer a formação da pesquisadora, enquanto compositora, nos campos de criação e análise musical de obras da segunda metade do século XX, possibilitar um entendimento da influência da música não-ocidental - presente na escrita de Steve Reich - auxiliando na compreensão rítmica das obras. Analisando também a presença tanto dessa instrumentação, quanto de novos meios para a criação musical. Além disso, considera-se presente a influência do compositor na música atual, destacando a importância do estudo sobre esse personagem e suas técnicas composicionais na formação de uma estudante de composição.

Research and Art

Current research project: The project aims to analyses of works It's Gonna Rain, Tape Music, and 2x5, for five instrumentalists (two electric-guitars, one electric-bass, one piano and one drum) and tape, or for ten instrumentalists (with twice the instrumentation), both of the American composer Steve Reich (1936). The research started with PIBIC scholarship (2017/2018), focusing in the history of Tape Music and the composer's participation in this history. Now we seek a better comprehension of the pieces and compositional concepts of the author and the minimalism, with focus on the analysis of works from distant periods, but which have similar elements in the composition. We pay attention to the creation of phase shift (characteristic of many of his works, when overlapping musical motifs are lagged and transformed without changes in pitch and timbre), to the beat and the non-western music influence. The study of sound experiences conducted by the composer is essential for this project, which aims at understanding the instrumentation in the mentioned works. They also participate in the creation of compositional concepts of Steve Reich, and the recognition of instrumentation not common in the classical repertoire. Therefore, we consider the relevance of instrumentation in the analysis of the innovation potential of this works for its time. The research proposed in this project finds its justification initially in the need to produce and make available one more bibliography, in Portuguese, on the minimalism and on the work of composer Steve Reich. Specifically, with the analysis of It's Gonna Rain and 2x5, it will also contribute to the production of a text focusing on composition with instrumentation still considered atypical for the of time its production, recognizing technological innovation as an extremely important element for the 20st and 21st Century music production. From this, by studying a procedure of using finished and self-sufficient Works, we have the starting point of a new composition. This is the main goal of this research. With the realization of this project, its hoped to enrich the researcher's training, as a composer, in the fields of creation and musical analysis of works of the second half of the 20st Century, to enable a grasp of the influence of non-western music - present in Steve Reich Works - assisting in the rhythmic understanding. We also analyze the use of this instrumentation as well of the new means for the musical creation. In addition, Steve Reich's work influences current music, then the importance of studying this character and his compositional techniques in the formation process a composition student.