Gabriel Francisco Lemos

Gabriel Francisco Lemos

web: http://gabrielfranciscolemos.hotglue.me/

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4402254889522524
Gabriel Francisco Lemos (1988, São Paulo-Brasil) é compositor, artista visual e pesquisador interessado na intersecção entre performance e composição em contextos interdisciplinares. Seu trabalho aborda temas relacionados ao som, linguagem e mediação tecnológica, articulados através da teoria da informação, sistemas complexos, cibernética e práticas experimentais. Desde 2019, colabora com o GAIA – Grupo de Arte e Inteligência Artificial em parceria com o Centro de Inteligência Artificial (C4AI/INOVA-USP), onde coordena reuniões do grupo de leitura e participa de diversos projetos colaborativos. Atualmente, Lemos é doutorando e pesquisa a implementação de redes neurais para fins criativos. Nesse contexto, Lemos está interessado nas possibilidades estéticas, influências epistêmicas e implicações sociopolíticas da interação com sistemas generativos em processos criativos de composição multimídia. Gabriel Francisco Lemos (1988, São Paulo-Brazil) is a composer, visual artist, and researcher working at the intersection between performance and composition in interdisciplinary contexts. His work concerns subjects related to sound, language, and technological mediation, articulated through information theory, complex systems, cybernetics, and experimental practices. From 2019 onwards, he collaborates with the GAIA team – Art and Artificial Intelligence Group in partnership with the Center for Artificial Intelligence (C4AI / INOVA-USP), coordinating the reading group meetings and participating in various collective projects. Currently, Lemos is a doctoral candidate at the University of São Paulo (ECA-USP), where he researches the implementation of neural networks for creative purposes. In this context, he is interested in the aesthetic possibilities, epistemic influences, and socio-political implications of interacting with generative systems during creative processes in multimedia composition.

Pesquisa e Arte

Projeto atual de pesquisa: Como pesquisador prático e teórico, Lemos está interessado em mapear diferentes morfologias, usos ferramentais e abordagens estéticas usando sistemas computacionais em processos artísticos. Centrada em uma abordagem interdisciplinar, a pesquisa investiga sistemas de aprendizado de máquina – especificamente, a implementação de diferentes redes neurais dedicadas a sintetizar de áudio digital em nível acústico aplicado em processos de composição autorais e de terceiros. Com o objetivo de ampliar a discussão sobre as implicações estéticas da arte generativa, a pesquisa foca na relação entre humanos e máquinas no desenvolvimento tecnológico do aprendizado de máquina e seu impacto na automação de processos criativos e nas estéticas em arte generativa. O objetivo principal do projeto é discutir as limitações técnicas e estéticas de sistemas generativos baseados em aprendizado de máquina, colocando em perspectiva o imaginário popular de que tais aplicações seriam autônomas e universalizantes. Com isso, o projeto visa incentivar um debate mais amplo desse tipo de produção, enfatizando a necessidade da agência humana em processos artísticos críticos e historicamente orientados.

Research and Art

Current research project: As a practical and theoretical researcher, Lemos is interested in mapping different morphologies, tooling uses, and aesthetic approaches using computational systems in artistic processes. Centered on interdisciplinary practice, he investigates state-of-the-art machine learning systems – specifically, the implementation of different neural networks dedicated to synthesizing digital audio at the acoustic level applied in authorial and third-party compositional processes. Aiming to broaden the discussion about the aesthetic implications of generative art, the research is focused on the relationship between humans and machines implicit in the technological development of machine learning and the field’s impact on the current stage of automation in creative processes and generative aesthetics. The project’s primary goal is to discuss the technical and aesthetic limitations of generative systems based on machine learning, putting in perspective the popular imagination that such applications would be autonomous and universalizing. With this, the project aims to incentivize a broader view of this type of production, emphasizing the need for human agency in critical and historically oriented artistic processes.