Música Negra Experimental - com Romulo Alexis e Wagner Ramos

Radio Diaspora no NuSom: Música Negra Experimental
Segunda-feira, dia 01/10, às 14h, na sala 12 do Departamento de Música

Abertura do processo criativo do duo Radio Diaspora, formado por Romulo Alexis e Wagner Ramos. Através de um diálogo enérgico entre música improvisada e fonogramas do multiverso referências da diáspora africana o duo de trompete e bateria vêm há três anos desenvolvendo uma linguagem particular de música experimental. Além das referências e do processo criativo do duo, serão abordados temas como a condição de artistas negros em um contexto de hegemonia da branquitude, racismo, apropriação cultural, diáspora negra contemporânea, ampliação de repertório cultural, formação de públicos para a música experimental, a tensão entre arte e política e a defesa de uma Música Negra Experimental.

Radio Diaspora
Transmitindo e conjugando os códigos culturais da comunidade negra internacional, Radio Diaspora utiliza como ponto de partida e ponto de fuga o reservatório inesgotável da diáspora africana e todo o universo de referências que permeia a negritude: suas poéticas, suas lutas históricas, suas narrativas, seus códigos. Este legado é trabalhado através de composições/improvisações de caráter livre e experimental em constante confronto e diálogo com o imaginário eurocêntrico. Radio Diaspora procura potencializar nesta poética um sentimento de pertença em diálogo com o sentimento de diferença, dando sequência à épica de resistência sob o código do Free Jazz. A provocação sonora é disparada em massas sonoras complexas, onde entram em jogo parâmetros como acaso e repetição, desconstrução/construção de ideias, timbrismo, polifonia, sobrecarga de informação e lirismo. Ruído extremo para romper o pacto de silêncio sobre a naturalização do racismo na constante e regular canibalização do patrimônio cultural negro-diaspórico.

Rômulo Alexis - www.romulex.tumblr.com
Trompete, voz, flautas Indianas, instrumentos de sopro construídos, bases e eletrônicos. Artista multimídia, músico improvisador e pesquisador de processos criativos em visuais e performance. É um dos mais ativos improvisadores de São Paulo tendo participado dos grupos de música improvisada Jazsmetak e Mnemosine 5 e OgØ. Fundou em 2011 o Circuito de Improvisação Livre de SP e a SPIO - São Paulo Improvisadores em Orquestra.

Wagner Ramos - radio-diaspora.wixsite.com/radiodiasporabr
Bateria, módulo de percussão eletrônica, bases, MPC e eletrônicos.O baterista Wagner Ramos desenvolveu-se na relação profunda com a música negra em todas as suas formas (Rap, Jazz, Soul, Samba). Enveredou pelo Rap nacional com os rappers “Jamal e a Máfia do Cabelo Duro”, “Bá Kimbuta e Banda Makomba”.

Date: 
segunda-feira, Outubro 1, 2018 - 14:00