Defesa de Tese de Giuliano Obici

Defesa de Tese de Giuliano Obici
Gambiarra e Experimentalismo Sonoro
orientador Fernando Iazzetta - co-orientador Volker Straebel
Segunda-feira, 7 abril 2014, às 10h00 - Sala 'Aprendizado Eletrônico' (Prédio Central da ECA - 1.0 andar)

Resumo:
Gambiarra e Experimentalismo Sonoro parte da constatação de que existe um lugar em que a música experimental e a arte sonora brasileira se encontram: a gambiarra. Com o objetivo de conhecer as dimensões e fronteiras desse lugar, a jornada desta pesquisa está dividida em três momentos. O primeiro, “Genealogia da gambiarra”, visa introduzir as características gerais da gambiarra, relacionando-a com aspectos culturais globais e locais. O segundo momento, “Arte e gambiarra”, aborda a gambiarra por duas perspectivas: “da arte” e “do som”. “Da arte” explica como o termo gambiarra deixa de ser uma expressão de uso exclusivo às soluções improvisadas do cotidiano para se tornar presente no fazer e pensar artístico brasileiro, em especial no campo da arte-mídia e midiativismo; “do som” ilustra uma série de técnicas e aspectos do experimentalismo sonoro que remetem ao modus opperandi da gambiarra. O terceiro capítulo, “Artistas do sonoro”, apresenta o repertório que impulsionou a escrita desta tese, o qual torna evidente esse lugar comum entre música experimental e arte sonora brasileira. A jornada termina com a formulação de uma ferramenta de análise que busca evidenciar regimes do sonoro quanto ao uso de materiais e dispositivos técnicos.

Palavras-chave: gambiarra, experimentalismo, arte sonora, arte-mídia, design, música experimental.

Date: 
segunda-feira, Abril 7, 2014 - 10:00