Lílian Campesato

Lílian Campesato

web: www.liliancampesato.net

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4059234340966328
Artista, pesquisadora e curadora. Seus trabalhos exploram a escuta como espaço de conflito, tendo a voz e o ruído como aspectos centrais. Doutora pela Universidade de São Paulo, atua principalmente nas seguintes áreas: estudos do som, música experimental, artes sonoras e feminismos. Tem se apresentado como artista sonora e performer em festivais e mostras no Brasil e exterior, como em Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Argentina e México. Seus textos discutem ruído, experimentalismo e discursos contrahegemônicos e estão publicados em diferentes periódicos no Brasil e exterior e também em livros editados. Suas pesquisas acadêmicas e artísticas têm se misturado na tentativa de produzir uma abordagem que parte daquilo que é particular, subjetivo e afetivo. Foi uma das criadoras da rede Sonora: músicas e feminismos, um coletivo que desde 2015 tem promovido diversas ações e se dedicado à discussão e ampliação de expressões feministas na música e nas artes, com foco especial nos contextos brasileiro e latino-americanos. É integrante do Laura - lugar de pesquisas em auralidades, um coletivo de pesquisadores/as em sonologia cujos interesses gravitam em torno dos estudos críticos sobre auralidade. Desde 2017 desenvolve o projeto de pesquisa “Escuta de si: Poéticas Sonoras e Feminismos” em parceria com a compositora e pesquisadora Valéria Bonafé, no qual trabalham com questões relativas à inscrição da subjetividade na pesquisa a partir de poéticas da escuta. É pesquisadora associada ao NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP desde 2012 e, atualmente é pesquisadora colaboradora com um projeto sobre escuta e subjetividade em depoimentos de voz gravada de mulheres. Lílian Campesato (b. 1981) is a Brazilian artist, scholar, and curator. She holds a PhD from the University of São Paulo, with a thesis on the process of aestheticization of noise in music. As a sound artist she has performed in festivals and venues in Brazil, Portugal, Spain, United Kingdom, France, Germany, Denmark, Colombia, Argentina and Mexico. As as researcher she is particularly interested in the fields of sound studies, experimental music, sound arts, and feminisms. Her texts discuss noise, experimentalism and counterhegemonic speeches. In 2015 she was one of the founders of the Sonora network: musics and feminisms, a collective dedicated to the discussion and expansion of feminist expressions in music and the arts, with a special focus on the Brazilian and Latin American contexts. She is a member of Laura - a place of research on auralities, a collective of scholars in sonology whose interests gravitate towards critical studies on aurality. Since 2017, she has developed the research project “Escuta de si: Poéticas Sonoras e Feminismos” in partnership with Brazilian composer and scholar Valéria Bonafé, in which they work with issues related to the inscription of subjectivity in a research based on listening poetics. She is fellow researcher at NuSom - Research Center in Sonology at USP since 2012. Currently she develops a collaborative research on listening and subjectivity in testimonies of recorded voice of women.

Pesquisa e Arte

Projeto atual de pesquisa: A voz, o discurso, o eu: escuta e subjetividade em gravações de vozes de mulheres

Este projeto pretende investigar modos de compartilhamento da escuta a partir de uma abordagem dos planos poético e subjetivo no contexto da música e das artes sonoras. Para essa investigação, o projeto se desenvolve em duas frentes. A primeira, num exercício de análise e descrição poética de quatro diferentes excertos de voz gravada de mulheres. A segunda busca transpor o resultado desse exercício para a criação de um trabalho artístico, de modo que, ambos, texto e obra artística, se constituam como aspectos diferentes de um possível compartilhamento de escuta. Tanto a análise quanto a produção artística devem ser entendidos como partes integradas do processo de pesquisa guiados pela escuta.


Research and Art

Current research project: The voice, the discourse, and the self: listening and subjectivity in records of women voices.

This proposal aims to investigate ways of sharing someone's listening based on a poetic and subjective approach in the context of music and sound art. For this investigation, the project is developed on two fronts. The first, in an exercise of analysis and poetic description of four different excerpts from the recorded voice of women. The second seeks to transpose the result of this exercise to the creation of an artistic work, so that both text and artwork become different aspects of a possible shared process of listening. Both analysis and artistic production must be understood as integrated parts of a research process guided by listening.