Valéria Bonafé

Valéria Bonafé

web: www.valeriabonafe.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1071846073327454
Compositora, pesquisadora e educadora. Estudou na Universidade de São Paulo e na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart. Foi professora na Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim. Como compositora, trabalha com criação de música instrumental e eletroacústica, e colabora regularmente com solistas, grupos de câmara (vocal/instrumental) e orquestras. Como pesquisadora, tem atuado principalmente nas áreas de composição musical, análise musical, estudos do som e feminismos. Seus projetos artísticos e de pesquisa mais recentes lidam com assuntos como sonoridade e imagem sonora, memória e afeto, oralidade e escuta, poética sonora, autobiografia sonora e cartografia sonora. É uma das fundadoras da Sonora: músicas e feminismos, uma rede feminista que tem promovido ações valorização e ampliação da participação das mulheres na música e nas artes. Desde 2017 desenvolve o projeto Microfonias: Práticas de Invenção e Compartilhamento de Escuta em parceria com a artista e pesquisadora Lílian Campesato. É integrante do Laura - Lugar de Pesquisas em Auralidade, um coletivo de pesquisadores/as em sonologia cujos interesses gravitam em torno dos estudos críticos sobre auralidade, e do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. Atualmente realiza uma pesquisa-criação de pós-doutorado com apoio do CNPq. Composer, researcher, educator. She studied at the University of São Paulo and at the State University of Music and Performing Arts Stuttgart. She was a teacher at The Sao Paulo State Music School - EMESP Tom Jobim. As a composer, she works with instrumental and electroacoustic music, and collaborates regularly with soloists, chamber groups (vocal/instrumental) and orchestras. As a researcher, she has worked mainly in the areas of musical composition, musical analysis, sound studies and feminisms. Her more recent research projects deal with sonority and sound image, memory and affect, orality and listening, sound poetics, sound autobiography and sound cartography. She is one of the founders of Sonora: musics and feminisms, a feminist network that has promoted actions to enhance and expand the participation of women in music and the arts. Since 2017, she has developed the project Microfonias: Invention and Sharing of Listening in partnership with artist and researcher Lílian Campesato. She is a member of Laura - Place for Research on Aurality, a collective of researchers in sonology whose interest focuses on critical studies in aurality, and of NuSom - Research Center on Sonology at University of São Paulo. Currently she is developing a post-doctorate research-creation supported by CNPq - The Brazilian National Council for Scientific and Technological Development.

Pesquisa e Arte

Projeto atual de pesquisa: “No território da poética sonora: cartografias de processos criativos” (PDJ-CNPq). O projeto parte de uma perspectiva crítica em relação às práticas discursivas majoritariamente promovidas nas áreas da composição e da análise musical, comprometidas excessivamente com abordagens técnico-musicais, e se volta para a exploração de um território ainda pouco investigado: o território da poética sonora. De maneira sucinta, indo do mais geral para o mais particular, o projeto propõe pesquisar: a) como os/as artistas elaboram e refletem sobre suas próprias poéticas sonoras; b) de que maneira e em que medida aspectos subjetivos, contingenciais e relacionais marcam a poética sonora de mulheres, contaminando seus processos criativos e se inscrevendo nos seus trabalhos artísticos; c) como eu elaboro minha própria poética sonora, tendo a autobiografia como um aspecto característico da minha produção musical. Tomando a cartografia como metodologia principal de pesquisa, o projeto se compromete com uma abordagem analítica que não se volta exclusivamente para o em si da música e do som, mas que se orienta pelo que há no entre, ou seja, nas relações que tanto emergem quanto convergem dos/nos trabalhos artísticos, rastreando assim as forças centrífugas que convulsionam a prática criativa. Ainda que o projeto tenha na música seu foco de observação, ele pretende extrapolar aspectos estritamente técnico-musical, estabelecendo conexões entre a produção sonora e aquilo que a circunscreve, isto é, seus contextos, agentes, processos, materialidades e discursos.

Research and Art

Current artistic research project: “In the territory of sound poetics: cartographies of creative processes” (PDJ-CNPq). The project starts from a critical perspective in relation to the discursive practices mostly promoted in the areas of composition and musical analysis, excessively committed to technical-musical approaches, and turns to the exploration of a territory still little investigated: the territory of sound poetics. In a succinct way, going from the most general to the most particular, the project proposes to research: 1) how the artists elaborate and reflect on their own sound poetics; 2) in what way and to what extent subjective, contingent and relational aspects mark the sound poetics of women, contaminating their creative processes and inscribing themselves in their artistic works; 3) how I develop my own sound poetics, having autobiography as a characteristic aspect of my musical production. Taking cartography as the main research methodology, the project commits itself to an analytical approach that does not focus exclusively on the music/sound itself, but that is guided by what is in between, that is, in the relationships that emerge from and converge in artistic works, tracking the centrifugal forces that convulse creative practice. Although the project has an observation focus on music, it intends to extrapolate strictly technical-musical aspects, establishing connections between sound production and what circumscribes it, that is, its contexts, agents, processes, materialities and discourses.