VI Seminário de Pesquisa do NuSom - Rede_3

VI Seminário de Pesquisa do NuSom
21/08/2017, 14h00
Sala 12, CMU - ECA/USP

Rede_3 - História(s): quem, onde, como e quando.
Coordenação: Henrique Rocha
Documentação: Davi Donato

Modos, jeitos, usos, condutas, costumes, regras, hábitos: meios básicos de produção que podem passar inauditos, mas podem também serem amplificados ao nível do ruído. Perguntar pelos meios e políticas de representação. Indagar o complexo de aparelhagens e maquinações que navegam o hábito. Escutar a agitação, a imensa movimentação revestida de pureza científica. Indagar a si mesma/o: que regularidades discursivas falam em minha voz e em minha escrita? Quais deixo falar, e quais escolho silenciar? Entre a responsabilidade de posicionar-se na linguagem, o poder implicado no narrar, e a economia normativa do discurso, pesquisar é performar. Desempenhar: mas segundo quais posições e quais conexões? Esta “Rede 3: História(s): quem, como, onde e quando?” do VI Seminário do NuSom direciona suas orelhas à parcialidade dos relatos, aos lugares de fala, às possibilidades de falar em primeira pessoa, às ficções teóricas, aos pressupostos implícitos e lugares tácitos em nossas imaginações teóricas. Ao mesmo tempo, projetam-se vozes articuladas em materialismos locais, sexuados, menores, micropolíticos. Perguntamos aqui se a sonologia se quer também como lugar de “descolonização permanente do pensamento”, se a sonologia faz falar a posição, ou se posições se articulam enquanto sonologia. Afinal, há verdades exteriores a pontos de vista? Há pontos de vista exteriores a corpos? Há corpos exteriores à política?

O evento terá duas partes. A primeira parte consiste numa apresentação individual (duração máxima de 15 minutos) de cada palestrante. A segunda parte consiste numa discussão entre o grupo de pesquisa, permitindo a elaboração de questões às/aos palestrantes e a documentação de impressões individuais.

Flora Holderbaum
“Processos de composição para voz: (contrações e expansões de) vocalidades entre performance, tecnologia e experimentalismo sonoro”

Gustavo Germano
“Silêncios e durações estendidas no Wandelweiser”

André Damião
“Música Experimental como Mercadoria”

Lílian Campesato
“Centros e contornos: mudança e instabilidade na música atual”

Rui Chaves
“Nendu: um possível arquivo de arte sonora brasileira realizada entre 2015-2018”

Date: 
segunda-feira, Agosto 21, 2017 - 14:00