Sonologia 2019



Sonologia 2019

Em 2016 foi realizada a primeira edição do SONOLOGIA: International Conference on Sound Studies, um evento transdisciplinar que contou com a participação de pesquisadoras/es de dezessete países e cinco continentes cujas contribuições abrangem os mais diversos campos de estudo, tais como música, arte sonora, antropologia, artes visuais, artes da cena, literatura, arquitetura, história, sociologia, estudos de mídia, estudos de gênero, entre outros. Nesta segunda edição, o Sonologia 2019 propõe como tema o acrônimo I/O. Mobilizada metaforicamente, a ideia de input/output oferece uma potente chave de leitura para se pensar as mais variadas e problemáticas relações entre “eu” e “outro” (I/other), bem como “dentro” e “fora” (inside/outside).

O Sonologia 2019 – I/O é organizado pelo NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo – Brasil, é um centro de pesquisas dedicado à investigação acadêmica num ambiente interdisciplinar que integra disciplinas voltadas para os estudos do som, para a reflexão critica sobre a música e as artes sonoras e para a pesquisa no campo das técnicas e tecnologias musicais.

A conferência acontecerá em São Paulo, Brasil, entre 9 e 12 de abril de 2019. As atividades serão realizadas no Centro de Pesquisa e Formação do SESC.
Clique aqui para acessar o site oficial da conferência.

Sobre o NuSom

O NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo – Brasil, é um centro de pesquisas dedicado à investigação acadêmica num ambiente interdisciplinar que integra disciplinas voltadas para os estudos do som, para a reflexão critica sobre a música e as artes sonoras e para a pesquisa no campo das técnicas e tecnologias musicais.

O NuSom desenvolve atividades acadêmicas, científicas e artísticas baseadas nas seguintes propostas:

  1. a integração da produção artística, da pesquisa tecnológica e da reflexão crítica acerca da música e das artes do som
  2. a criação de obras artísticas coletivas a partir de uma perspectiva experimental
  3. a dissolução das fronteiras entre o ambiente acadêmico/institucional e a produção que ocorre fora dessas instituições
  4. o desenvolvimento dos estudos do som por meio de uma abordagem interdisciplinar
Subscrever NuSom  RSS