CPC

O Centro de Pesquisa

O Centro de Pesquisa e Tecnologia em Produção Científica sediado no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CBD/ECA/USP) foi constituído em 1992, com interesse voltado a um recorte da literatura da área da Ciência da Informação, caracterizado como “literatura cinzenta” e atualmente incorpora discussões de Redes Sociais e uso de Tecnologia para maior visibilidade e acesso aos produtos.

A escolha desta temática deveu-se à importância crescente nos últimos tempos, desse tipo de literatura para responder às demandas dos pesquisadores além do aumento progressivo da produção de documentos dessa natureza. Essa constatação é firmada com a institucionalização de grupos de estudos sobre essa temática em várias áreas do conhecimento e do fortalecimento da rede internacional Greynet (Grey Literature Network Service – Amsterdam).

Essa nova frente de atuação resultou na proposta de realização de projetos integrados de duas categorias selecionadas, dos diversos documentos rotulados como “literatura cinzenta” – eventos e dissertações/teses. Ambos foram assumidos, respectivamente por pesquisadores da USP e PUCCAMP em 1992 e inserido na programação dos “Grupos de Estudos da ANCIB”, que estavam sendo estruturados de acordo com o regimento da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB), criada em junho de 1989.

Em 1993 foi desenvolvido projeto integrado, com dois sub-projetos financiados pelo CNPq, voltados para o estudo das teses e dissertações em Ciência da Informação, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Geraldina Porto Witter, da PUCCAMP e dos eventos em Ciência da Informação, coordenado pela Profa. Dra. Dinah Aguiar Población, do CBD/ECA/USP.

Um dos sub-projetos, dedicado à categoria “Eventos” vem recebendo apoio do CNPq para o desenvolvimento da seqüência de novos projetos, o que tem permitido a consolidação do Centro de Pesquisa em Produção Científica e Tecnologia (CPC).

Como suporte para o desenvolvimento dos estudos a Base de Dados de Literatura Cinzenta (BLC) criada em 1992 com dois recortes, sendo um para Eventos (E) em Ciência da Informação (CI). Essa base (BLC-E-CI) registra os eventos realizados no Brasil desde 1951 nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia. Desses eventos foram selecionados os três principais da área da Ciência da Informação, que são realizados regularmente, mantendo-se atualizada a indexação de todas as comunicações apresentadas desde a data inicial: “ Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) – 1954-”, “Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) – 1978″, e “Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) – 1994″.

Os estudos realizados, a partir das análises dos dados disponíveis nessas bases têm gerado produtos divulgados em forma de artigos e comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais. Nesta mesma linha o segundo recorte, dedicado as teses de autores brasileiros da área – BLC-T-CI – é mantida e atualizada pelo grupo de pesquisa. Os projetos aprovados pelo CNPq, dentro da linha de avaliação da produção científica, também mantêm uma coerência e continuidade desde 1993.

A estrutura do Centro de Pesquisa e Tecnologia em Produção Científica (CPT), de acordo com o Regimento, cap. II, tem servido de modelo para a criação de uma Rede de Núcleo de Comunicação Científica em diferentes especialidades da área da saúde.

Sobre

Site do Centro de Pesquisa e Tecnologia em Produção Científica, que usa a sigla CPC. Sediado na ECA-ÚSP-SP