Página Inicial  

O Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), desde sua fundação em 1992 (como Núcleo de Pesquisa de Telenovela), se destaca nacional e internacionalmente como um centro de referência nos estudos de ficção televisiva. É o primeiro centro de pesquisa no Brasil destinado exclusivamente à investigação e documentação sobre telenovela e ficção televisiva.

Objetivos:

  • Promoção e realização de pesquisas, cursos, seminários e outras atividades de natureza acadêmica para estudo de Ficção Televisiva.
  • Criação de acervo documental sobre telenovela e outros formatos de ficção televisiva.
  • Criação de base de dados de Teses e Dissertações sobre ficção televisiva defendidas em
  • Programas de Comunicação no Brasil.
  • Organização de biblioteca especializada (livros, teses, periódicos) em ficção seriada.
  • Cooperação com a USP e com outras instituições de ensino e pesquisa com o objetivo de divulgar os conhecimentos adquiridos.
  • Relacionamento e intercâmbio com empresas produtoras de Ficção Televisiva.
  • Monitoramento permanente da ficção televisa no Brasil, através da observação da programação das redes nacionais abertas de televisão.

A partir de 2005, o CETVN passou a coordenar o Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (OBITEL), rede internacional de pesquisa que possui como co-coordenadores gerais a Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA-USP) e o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez (Universidad de Guadalajara, México). Os trabalhos e pesquisas realizados no âmbito do OBITEL desdobram-se em duas frentes que se inter-relacionam e se complementam:

a) OBITEL

Rede internacional de pesquisa que realiza, com base em metodologia unificada, análises específicas e comparativas da Ficção Televisiva em doze países: Argentina, Brasil, Chile,Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Cada grupo faz o monitoramento anual da produção de ficção televisiva de seu país, objetivando uma análise comparativa dessa produção no espaço ibero-americano. Ao mesmo tempo, cada grupo nacional aprofunda os elementos específicos da teleficção de seu país.

O OBITEL realiza análises específicas e comparativas da Ficção Televisiva em países ibero-americanos que são publicadas no Anuário OBITEL em três línguas: português, espanhol e inglês.

Através do OBITEL são realizados anualmente seminários nacionais e internacionais que reúnem pesquisadores e produtores da área da ficção televisiva.

Publicações:

LOPES, M.I.V. e VILCHES, L. (2007) (orgs.). Culturas y mercados de La ficción televisiva en latinoamérica: Anuário OBITEL 2007. Barcelona: Editorial Gedisa.

LOPES, M.I.V. e VILCHES, L. (2008) (orgs.). Mercados globais histórias nacionais. Anuário OBITEL 2008. São Paulo: Ed. Globo.

LOPES, M.I.V. e OROZCO GOMES, G. (2009) (orgs). A ficção televisiva em países ibero-americanos: narrativas, formatos e publicidade. Anuário OBITEL 2009. São Paulo: Ed. Globo.

LOPES, M.I.V. e OROZCO GÓMEZ, G. (2010) (orgs.). Convergências e transmidiação da ficção televisiva . Anuário OBITEL 2010. São Paulo: Ed. Globo.

LOPES, M.I.V. e OROZCO GÓMEZ, G. (2011) (orgs.). Qualidade na ficção televisiva e participação transmidiática das audiências. Anuário OBITEL 2011, Porto Alegre: Sulina.

LOPES, M.I.V. e OROZCO GÓMEZ, G. (2012) (orgs.) Transnacionalização da Ficção Televisiva nos Países Ibero-Americanos Anuário OBITEL 2012, Porto Alegre: Sulina.

LOPES, M.I.V. e OROZCO GÓMEZ, G. (2013) (orgs.) Memória Social e Ficção Televisiva em Países Ibero-Americnos Anuário OBITEL 2013, Porto Alegre: Sulina.

LOPES, M.I.V. e OROZCO GÓMEZ, G. (2014) (orgs.) Estratégias de Produção Transmídia na Ficção Televisiva. OBITEL 2014, Porto Alegre: Sulina.

LOPES, M.I.V. e OROZCO GÓMEZ, G. (2015) (orgs.) Relações de gênero na ficção televisiva ibero-americana. OBITEL 2015, Porto Alegre: Sulina.

b) OBITEL Brasil

Rede nacional de pesquisa de teledramaturgia criada em 2008 e que hoje congrega cerca de 70 pesquisadores de instituições de todo o Brasil subdivididos em 10 equipes de pesquisa, coordenadas pelo CETVN e vinculadas a Universidades de diversos estados do país.

A cada dois anos os resultados das pesquisas da rede de pesquisa são publicados na Coleção Teledramaturgia, que em 2015 está em seu quarto livro.

Publicações:

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (Org.) (2009) Ficção televisiva no Brasil: temas e perspectivas. São Paulo: Globo.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (Org.) (2011) Ficção televisiva transmidiática: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (Org.) (2013) Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (Org.) (2015) Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas no CETVN e no OBITEL são apresentados regularmente em eventos científicos nacionais e internacionais, além de ser publicados em revistas e periódicos de repercussão nacional e internacional. Além disso, o CETVN e OBITEL realizam eventos nacionais e internacionais com participação de pesquisadores, autores, diretores, atores, produtores de ficção televisiva. Essas atividades são marca registrada do CETVN e têm sido organizadas em parceria com Globo Universidade e IBOPE Mídia.

, de ( - )