Esporte e superação entre deficientes

Por

Outubro de 2011
Por Otavio Lino

O esporte é uma das formas de socialização mais antigas que se conhece. No entanto, ainda é considerado um tabu entre pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental. Mas para os praticantes, a prática esportiva mostra-se fundamental não só para buscarem a reabilitação, como também para reconquistarem a auto-estima.

As Paraolimpíadas são o maior evento esportivo para pessoas com necessidades especiais do mundo. Desde 1988, é realizado na mesma cidade das Olimpíadas, o que fez com que a competição ganhasse projeção internacional. Em Londres, sede dos Jogos de 2012, espera-se cerca de 4.200 competidores de cerca de 150 países.

Mais do que a vitória, os jogos enfatizam as conquistas individuais de cada atleta, capazes de superar suas deficiências. São as palavras de David Farias Costa, diretor de esportes do Cesec (Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos), em São Paulo. Segundo ele, a colocação geral do Brasil, 9º nas Paraolimpíadas de 2008, pode melhorar, levando-se em conta que há mais de 25 milhões de brasileiros com deficiências.

Uma medalha olímpica é o sonho de qualquer atleta, mas os benefícios do esporte são muito mais evidentes. A participação do deficiente melhora seu sentimento social, o valoriza, o desinibe, aumenta sua criatividade e é fonte de lazer. São algumas conclusões de Ana Paula Palla, professora da Universidade Northridge, da Califórnia (EUA).

Ainda é preciso superar diversos obstáculos para que o esporte se aproxime mais das pessoas com deficiências. David Costa ressalta que infraestrutura e acessibilidade ainda são os grandes obstáculos.
Não há na capital, por exemplo, um transporte público que apoie efetivamente o acesso não só ao esporte, como à cultura e à educação. As famílias também priorizam saúde e educação dos deficientes, além da
necessidade de trabalho para que sejam capazes de se sustentarem.

O Brasil ainda tem muito a evoluir nesse assunto. As Olimpíadas do Rio, em 2016, logo chegarão. É possível que novos horizontes se abram para que isso ocorra.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.