Escolas da região em baixa no ENEM

Outubro de 2011
Por Mariana Melo e Pricilla Kesley

Apenas 21% dos alunos das escolas da região da São Remo participaram da última prova do ENEM, em 2010, um número considera do baixo pelo Ministério da Educação. As notas médias obtidas, na escala de 1 a 1000, foram: 550 naEscola Estadual Emygdio de Barros; 544 na Sólon Borges dos Reis; 537 na Professor Almeida Junior e547 na Virgília Rodrigues Alvez de Carvalho Pinto, sendo esta a única que apresentou melhoria no desempenho em relação a 2009.

A importância do exame
O ENEM é hoje uma das principais oportunidades para que alunos da rede pública cursem o ensino superior. O resultado obtido pelos estudantes pode possibilitar o ingresso em programas do governo, como o PROUNI (Pro-
grama Universidade para Todos)que fornece bolsas de estudo em faculdades privadas. Outra opção é o SISU (Sistema de Seleção Unificada), programa implantado em 2009, onde as universidades federais de todo país selecionam candidatos com boas notas. Devido a sua importância, a baixa participação e o baixo desempenho no ENEM é motivo de preocupação para muitos educadores.

Para explicar esse quadro, Luciana Bastos de Miranda Pimentel, diretora da escola Emygdio de Barros cita alguns dos problemas que o ensino público enfrenta hoje: infraestrutura deficiente, professores sobrecarregados e falta de interesse, tanto por parte dos alunos quanto dos docentes.

De acordo com o coordenador do Ensino Médio da Emygdio, Ivan Marcos Groff, apesar da de fasagem estrutural com que a escola convive, o aluno do ensino público deve encarar com disposição e seriedade os estudos duran-te toda vida escolar e não apenas no ensino médio. “Nas escolas públicas não temos muitos recursos, é lousa, é professor, é livro e sala cheia. O aluno tem que estar disposto a ouvir, não há outra forma de aprender” comenta.

Luciana afirma que a evasão de alunos no ensino médio é grande. Muitos trabalham e não conseguem agüentar a dupla jornadaou ainda não contam com o acompanhamento familiar. E acrescenta: “O maior motivo para a poucaparticipação no ENEM é a falta deperspectiva. Eles [os estudantes]não acreditam neles mesmos”.

Para conseguir resultados positivos tanto no ENEM quanto nos vestibulares é necessário que o estudante mantenha sua persistência e receba apoio de seus familiares. Segundo a diretora da escola Emygdio de Barros, os jovens não podem deixar morrer os seus sonhos. Devem sempre acreditar que é possível, com esforço, chegar ao ensino superior. Ao finalizar, ela ainda lamenta: “hoje você pergunta aos alunos o que querem fazer e você não vê os sonhos”.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.