A necessidade de um tempo para si mesma

Por

Setembro de 2011
Por Luiza Guerra

Além de cuidar da casa e dos filhos, as mulheres passaram a estudar e a trabalhar fora. Uma grande vitória de fato, mas que na maioria das vezes as sobrecarrega, estressando toda a família.

A busca por um momento para si, para cuidar tanto da saúde física como mental, é essencial. Um local que auxilia nessa busca é o salão de beleza. É impossível andar pela São Remo e não se deparar com algum estabelecimento desse gênero.

Um dentre os vários salões da comunidade é o Rud Cabeleireiros. A cabeleireira Rudynalva Amâncio Gomes relatou que é nítido o aumento das mulheres que buscam os salões. “Hoje a maioria das mulheres acha um tempinho sim.” Para ela, a cada dia que passa a mulher se cuida mais, deixando de ser uma escrava de casa, sendo mais independente. A assistente Luciana Alves de Oliveira, desse mesmo salão, também revela que a pressão pela boa aparência, mesmo com todos os outros afazeres, parte principalmente das próprias mulheres.

Lugar de encontros

Mas os salões possuem uma função ainda mais importante do que proporcionar a beleza exterior. Rudynalva conta: “Tem gente que entra aqui com jeito quieto e se transforma. Não só o cabelo, mas eu sinto que a alma, dentro. Porque ela conversou, desabafou e a gente escutou.” Luciana confirma: “Aqui damos atenção, é uma troca de amizade e carinho. Em casa às vezes não tem quem escute. Aqui elas conversam, tem um momento de distração.”

Essas profissionais acabam dando conselhos, opiniões, sendo verdadeiras psicólogas para as clientes. “São detalhes que damos atenção e as fortalecem”, disse Luciana. Para ela, a respeito das atividades físicas, a maioria das mulheres não tem vontade de sair de casa, nem incentivo. “Mas se tivesse academia aqui dentro ‘bombaria’. Muitas mulheres não têm coragem de freqüentar lá fora ou por vergonha ou pelo preço. Alguns falam para ir correr na USP, mas você não tem pique de ir sozinha”, conta.

A são remana  que quis ser identificada como Ray, disse que a maioria das mulheres da comunidade faz questão de achar um tempinho para se arrumar, cuidar dos cabelos e das unhas. “Eu me sinto bem quando estou arrumada, a roupa parece que flui mais rápido, tudo flui mais rápido.”

Ela ainda confirmou que sente falta de um espaço para as são remanas se exercitarem e relaxarem. “Poderia ser uma academia, ou um espaço para alongamento ou aulas de yoga.” Seja no salão de beleza, em casa ou fazendo algum exercício físico o encontro de um tempo para si é muito importante. O investimento feito auxilia na saúde da mulher, e, por conseqüência, no bem estar da família inteira.

Tags:

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.