Exercício físico traz benefícios a idosos

Por

Centro de Práticas Esportivas da USP oferece atividades físicas para terceira idade

Mariana Giovinazzo
Fazer esportes melhora a qualidade de vida. Para os idosos, as vantagens são muitas: desde o controle e prevenção de doenças até a maior integração social.
Realizar exercícios físicos regularmente ajuda a controlar doenças comuns em pessoas mais velhas, como diabetes, hipertensão, colesterol, osteoporose e depressão.

Na prática
Ricardo Linares Pereira dá aulas para pessoas da terceira idade na Raia Olímpica da  Universidade de São Paulo (USP). Ele afirmaque os exercícios ajudam a realizar tarefas do cotidiano (como subir escadas e pegar ônibus) com mais facilidade.
“A pessoa adquire maior resistência, força e equilíbrio, além de se sentir mais segura para enfrentar as situações do dia a dia”, diz Ricardo. Praticando esportes, os idosos redescobrem sua capacidade, ficam mais confiantes e independentes.
A moradora da São Remo, Maria de Souza Nascimento, de 72 anos, frequenta aulas na Raia Olímpica de terça e quinta-feira, uma hora por dia. Segundo Maria, esse tempo já faz muita diferença: “quando eu estou fazendo eu não sinto quase nada, quando estou parada sinto cansaço, dor e fraqueza nas pernas”.

Meio de socialização
Praticar atividades físicas é mais divertido quando feito em grupo. Maria conta que, no recesso das aulas, quase não faz exercícios em casa. A professora Ana Cristina Álvares Mutarelli também dá aulas para terceira idade, no Centro de Práticas Esportivas (Cepe) da USP. Ela diz que às vezes os alunos vêm mais por causa dos amigos do que pela ginástica.
Não existe atividade física proibida. Todas os exercícios são recomendados, se os limites de cada um forem respeitados. É importante sempre consultar um médico antes de começar um exercício.

Mais informações no Cepe:
www.cepe.usp.br

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.