Escolinha forma jogadores e cidadãos

Meninos de 6 a 20 anos de idade treinam futebol com apoio do HU e de vereador

Gabriel Roca

José Mariano de Santana é funcionário do Hospital Universitário e técnico da escolinha de futebol da São Remo às quintas, sextas e sábados. Os treinos acontecem das 13 as 16h, com meninos de 6 a 20 anos.
Liberado do serviço de auxiliar de manutenção do HU por algumas horas, Mariano divide os atletas entre três faixas de idade para a realização dos treinos. “Começou com 5 ou 6, e hoje tem essa multidão”, diz o professor. Cerca de 40 jovens participam das atividades.
Após as partidas, uma oração de agradecimento é feita e um lanche é distribuído para a garotada. O apoio é dado pelo Hospital Universitário, especialmente por Maria Lúcia Pascoal, diretora da unidade. “Esse lanchinho é importante demais. Dá gosto ver a criançada comendo depois do jogo”, afirma Mariano. Além do apoio do HU, a São Reminho conta com apoio do vereador Aurélio Miguel, que ajuda nos transportes e na confecção dos uniformes.
Mas, para o técnico, muito mais importante que o futebol é tirar os meninos da rua. Para participar dos treinos, Mariano exige que os meninos freqüentem a escola e não faltem as aulas.
“Tem que estudar. Depois, quando chegam a idade de se tornarem profissionais, podem ser dispensados. Aí, se não tiver cabeça, podem ir parar no mundo das drogas”.
O técnico conta da recente tristeza de ver um ex-aluno seu sendo preso. “Assistir a ele sendo algemado na minha frente e não poder fazer nada para ajudar me partiu o coração. Mas eu fiz minha parte. Se cada um fizesse a sua, as coisas seriam melhores”.
Por outro lado, Mariano também comemora a satisfação de ver alguns de seus atletas em times profissionais de futebol (veja matéria sobre os atletas nesta seção).

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.