Opinião: Do compromisso social

Por
Sofia Soares
Chuvas intensas e contínuas causam o transbordamento de rios, gerando enchentes. Quando isso acontece em re­giões naturais, a própria natu­reza reabsorve a água. Porém, quando ocorre em áreas urba­nizadas, resulta em inundações.

Suas conseqüências não apa­recem apenas na hora, a exem­plo da derrubada de casas, mas também depois, com as doen­ças trazidas pela água.

Portanto, é necessária a rea­lização de planos preventivos contra essas catástrofes. A pre­feitura deve ter a responsabili­dade de assumir a frente des­ses problemas.

Entretanto, ano após ano, presenciamos a repetição deles, como se não fosse possível pre­vê-los e preveni-los.

Um passo importante é inten­sificar os planos de auxílio-mo­radia, para garantir a seguran­ça daqueles que habitam áreas de risco. A coleta de lixo tam­bém deve ser fortalecida, não só para evitar bueiros entupi­dos, mas também para evitar a proliferação de doenças.

Diversas obras, como a cons­trução de diques, barragens, va­las ou tanques de contenção, se feitas, reduzem notavelmente o efeito das inundações.

Ainda podemos citar a revi­talização de rios como uma das medidas a serem tomadas. Não faltam soluções, faltam solucio­nadores. Está faltando compro­metimento dos órgãos governa­mentais e da própria sociedade.

Porém, não podemos os acusar­ como os únicos culpados. Nós também precisamos ter o compromisso social de lembrá­-los de que foram eleitos para defender os interesses da socie­dade como um todo.

Cabe a nós cobrar as provi­dências e as medidas que eles devem tomar.

Se for para construir uma so­ciedade melhor, o compromisso social deve vir de todos aqueles que a integram.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.