Cidadão consciente é gol para o Brasil

Belisa Godoy

Carolina Linhares

Jéssica Stuque

Durante a Copa, a São Remo torce unida pelo Brasil, mas se divide quando o assunto é eleição. Alguns, desiludidos, já não ligam para a política, como Salvino Teixeira,61 anos: “Só voto por votar, não tenho esperança nenhuma em relação aos candidatos”. Ao contrário, Janaína Soares, 24, afirma que vota com consciência para melhorar o país.

Olho no Lance

Omário Mendes aponta que os olhares se voltarão para o mundial: ” A Copa vai fazer com que as pessoas só prestem atenção nela”. Porém, em outubro, eles têm que estar mais atentos, pois é hora de escolher em quem votar. É o alerta de Gonçalo Ribeiro,60, “Copa do Mundo é uma coisa, política é outra […]. Quanto mais se interessar pela política, melhor”.

Escolher bem o candidato revela o interesse pelas decisões políticas. Para votar, Alice Lopes, 31, olha propostas como mais hospitais, emprego, oportunidades para jovens. E completa: “Vejo se o candidato [eleito] está fazendo mesmo, se tem algo em andamento”. Wedson Machado, 16, vai olhar “o que o candidato tem feito; se fez escolas, projetos, distribuição de cobertores”.

“Na política, tem tanta coisa boa, mas tem tanta coisa ruim também”, diz Antônio do Nascimento, 29. Talvez seja por isso que muitos são remanos perdem as esperanças. Maria da Conceição, 55, assume: “Voto porque é obrigação. Pego o papel que eles distribuem e voto no que está escrito”. Para Marlene Bispo, 29, os políticos só prometem. “Assisto ao horário eleitoral por assistir”, afirma.

Time em campo

Apesar disso, Paulo de Almeida,43, confirma que na comunidade “a maioria das pessoas se preocupa, sim, com política”. E “isso tem que ser em todo lugar, não só aqui na São Remo”, aconselhou o morador José Agnaldo. Agora é torcer pelo Brasil, tanto na Copa do Mundo quanto nas Eleições de 2010.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.