Esquiadores do asfalto ganham o mundo

Por
Em três anos de projeto, os garotos do RollerSki já mostraram seu potencial em outros países

Maio de 2015

Bianca Kirklewski

Um grupo de São Remanos tem mostrado que para se esquiar, a neve nem sempre é necessária. Desde 2012 o projeto social Ski na Rua ensina um esporte um tanto diferente: o RollerSki. Praticado no asfalto, trata-se de um esqui com rodas.

A equipe possui 45 inscritos, de idades que variam entre 8 e 21 anos. Um dos professores é também o fundador do projeto, o atleta Leandro Ribela, que disputou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e 2014. Ribela explica que além dos professores, há o auxilio dos meninos mais experientes, que atuam como monitores.

Tamanha dedicação está dando resultados: 12 dos participantes já viajaram para o exterior para participar de campeonatos de esqui. Rhaick, por exemplo, teve a oportunidade de viajar para a Suécia e Argentina. Raphael, de 11 anos, desembarcou em 2014 na Argentina para competir o ‘Campeonato Patagônia’: “chegando lá eu já queria subir para brincar na neve”, conta. Mesmo nunca tendo tido contato com a neve antes de sua viagem, ficou em 4º lugar. “O resultado do Rafa surpreendeu a todos”, diz Ribela.

Os treinos acontecem 3 vezes por semana: as segundas e quartas, às 19h, e aos sábados, às 11h. Os participantes contam ainda com assistência odontológica, psicológica e social e com aulas de espanhol.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.