Senna: 21 anos de saudade

Por

Alexandre Amaral

Maio de 2015

No dia 1º de maio o Brasil completou 21 anos sem um de seus grandes heróis. Apesar do tempo passado, Ayrton Senna continua nos corações e mentes de boa parte dos brasileiros.

Senna nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960, e começou a carreira no kart, assim como a maioria dos pilotos de automobilismo. Conquistou seu primeiro título aos 14 anos, e numa sucessão de conquistas, no ano de 1984, chegou à maior categoria automobilística: a Fórmula 1.

Das 162 corridas que Senna disputou na Fórmula 1, ganhou 41 e subiu 80 vezes ao pódio, sagrando-se tricampeão mundial (1988, 1990, 1991). Mas só essas conquistas não seriam suficientes para manter Ayrton em nossas mentes até hoje.

“Ele tinha um coração sensacional”, afirmou o ex-piloto francês Erik Comas, que atribui sua vida à Senna. “Sem a ajuda de Senna, eu teria morrido”, relata Comas, sobre um episódio em que Ayrton abriu mão de uma corrida para prestar primeiros socorros a Comas.

Após sua morte, em um grave acidente no Grande Prêmio de San Marino, Senna teve seu funeral acompanhado por aproximadamente 240 mil pessoas, com honras, normalmente, só prestadas a chefes de Estado. Seu orgulho de ser brasileiro e sua solidariedade o marcaram para sempre no coração de milhões de brasileiros, que prestam homenagens até hoje a esse verdadeiro ídolo nacional.

 

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.