Curso para jovens – Empreendedorismo social em foco na São Remo

Empreendedorismo social em foco na S. Remo

09/05/2015

Helena Mega

Desde o início do ano, o Circo Escola do Butantã é sede de um projeto de empreendedorismo social dedicado a jovens interessados em utilizar as características de um típico empreendedor -iniciativa, perseverança, liderança, entre outras – para que melhorem a vida social que os cerca. Ali, não há espaço para os interesses econômicos aos quais o termo “empreender” está normalmente associado, mas sim para ideias inovadoras que possam melhorar o convívio em comunidade, em uma preparação para cotidiano, que pode ser interpretado de maneira mais positiva.

As aulas, que são ministradas duas vezes por semana, são orientadas por uma apostila, disponível ao público frequentador. A educadora responsável é Mayara Xavier, aluna de graduação do curso de pedagogia da USP. Em entrevista, afirma: “Podemos ser proativos não só dentro do trabalho, mas dentro de casa, na escola”. Sobre o curso, deixa claro que, apesar do termo “aula”, procura fugir da dinâmica das escolas com a qual seus alunos, todos moradores da São Remo, estão familiarizados. Discutindo desde sexualidade a questões da mídia, o plano é desconstruir o ambiente pesado do ambiente escolar e criar um diálogo horizontal entre professor e estudante.

Financiado pelas associações AlfaSol (Alfabetização Solidária), em parceria com o Centro Ruth Cardoso o e Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Prefeitura de São Paulo), o curso é totalmente gratuito. Ainda há vagas disponíveis devido ao principal empecilho enfrentado na implementação do projeto: a dificuldade para divulgá-lo dentro bairro, onde nunca havia sido administrado antes, e fazer com que pareça interessante frente o olhar da juventude, que é seu público alvo.

No entanto, a resposta tem sido positiva. O número de faltas é mínimo e todos os participantes responderam muito bem à dinâmica dos encontros.  “Você vê que o mundo não está perdido, os jovens não estão perdidos, é questão de você saber guiá-los, saber orientá-los. São coisas pequenas”, diz Mayara, que não pretende deixar a São Remo em breve. O projeto continua nos próximos meses e depende da resposta do público para continuar.

O curso é ministrado no Circo Escola do Butantã, terças e quintas, das 8:30 às 11:30 ou das 13:30 às 16:30. Podem participar adolescentes de 14 a 17 anos. O curso é gratuito e tem duração de 7 meses.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.