Por Uma Livre Escolha

Alexandre Amaral

Abril de 2015

A Declaração Mundial de Direitos Humanos estabelece que ninguém pode ser discriminado, ou discriminar outros, pela na orientação sexual de cada um. O direito de liberdade de escolha é intrínseco ao ser humano. Porém, na prática, o grupo das lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) sofre constantemente com o preconceito de boa parte da população.

Muitas religiões discordam da homossexualidade, taxando-a como um pecado. Isso incentiva o preconceito contra esse grupo de pessoas. Essa atitude é perigosa pois muitas pessoas dizem que religião não se discute, e justificam atitudes discriminatórias e preconceituosas através dela.

Os Direitos Humanos asseguram a liberdade de culto religioso ou crença, sendo que cada um pode acreditar no que quiser. Mas é importante lembrar que apesar do que cada um julga como “certo” ou “errado”, seu direito acaba quando existe também o direito do outro. Por isso, independentemente de qualquer crença, o mais importante é o respeito para com o outro.

A reação do público em relação ao beijo entre as duas mulheres na novela “Babilônia” mostra que precisamos nos educar em relação aos nossos costumes, para combater a intolerância contra o grupo LGBT. Cabe à nós, modificar nossos hábitos e costumes para criar uma sociedade mais igualitária. Quem sabe assim, um dia, deixaremos de nos ver como hétero ou homossexuais, e passaremos a nos tratar, simplesmente, como humanos.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.