Céu da comunidade mais bonito com as pipas

Por

As pipas dominam os céus da São Remo. O clássico brinquedo, feito de varetas, papel de seda e cola, além da rabiola e da linha, é um dos mais populares desde que surgiu na China há mais de três mil anos. Também conhecida como ‘quadrado’ e ‘papagaio’ em outras regiões do Brasil, crianças e adultos se reúnem para se divertir empinando-as em qualquer lugar onde haja vento na quantidade ideal.

No Jardim São Remo, três crianças estavam no campo de futebol empinando uma pipa. Ela estava tão alta que mal dava para vê-la ou tirar uma foto dela. Os meninos Bruno, Natan e Júnior disseram que empinavam desde pequenos e já dominavam bem as técnicas dessa brincadeira.

Quando perguntados qual seria o segredo para um ‘papagaio’ voar tão alto, os meninos disseram que uma boa rabiola é essencial para isso. O tipo de linha não faz muita diferença, a não ser que você queira também cortar a dos outros. Sobre as pipas que usam, eles preferem comprá-las prontas. Apesar de saberem fazê-las, as crianças disseram que as compradas voam melhor.

Sempre é válido lembrar que a segurança deve estar em primeiro lugar: não vale a pena arriscar-se para pegar pipas caídas em lugares perigosos. E também não se recomenda empinar em locais próximos a postes e fios, principalmente os da companhia de energia elétrica. Afinal de contas, as pipas foram criadas para as pessoas brincarem e curtirem, logo ninguém deve correr algum perigo para ir atrás delas.

A pipa é uma paixão mundial pela razão de que é simples para ser montada e não exige um lugar específico para se brincar. Mas quem o pratica precisa de habilidade, pois pode até parecer simples, mas não é; é preciso ter talento para conseguir levá-la às alturas e mantê-la no alto. A única certeza é que a diversão com as pipas sempre é certa.

Gabriel Marques

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.