Objetos atrapalham a circulação na SR

Por

Acúmulo de lixo e objetos dificulta a vida dos são remanos e gera grande insatisfação

A Av. São Remo está repleta de obstáculos. Diariamente, lixo comum, lixo reciclável, carros e todo tipo de objetos atrapalham a circulação de pessoas e veículos, incluindo peruas escolares, de acordo com vários grupos de moradores que optaram por não se identificar. A insatisfação é geral, e buscamos esclarecimentos.

A reciclagem

A seleção do lixo reciclável ocorre em um pequeno trecho de uma das calçadas. Ele nem sempre é coletado na São Remo, havendo muitos objetos que vêm dos arredores da Av. Corifeu de Azevedo Marques. O entulho é limpo e embalado, não exalando nenhum mau cheiro, e a cada quinze dias caminhões de empresas especializadas fazem a coleta, alternando o tipo de material recolhido. O papelão se alterna com o ferro e o plástico. Os intervalos são aparentemente longos, mas se justificam pela quantidade relativa mente pequena de lixo.

Pragas e carros

A presença de insetos e ratos, focos de disseminação de doenças, não é ocasionada pelos recicláveis, mas sim pelos resíduos comuns que se acumulam na esquina da São Remo com a Rua Baltazar Rabelo. Os sacos são depositados nas lixeiras com pouco cuidado, e com o tempo a sujeira se acumula no entorno.

A reportagem também descobriu a origem de ao menos um dos carros que se somam ao resto dos detritos. Aproximadamente um mês antes da publicação dessa reportagem, um morador de rua que habitava um desses veículos o incendiou. Os bombeiros apagaram o fogo, porém não foram tomadas providências em relação aos restos queimados.

Contatos

A reciclagem deve ser apoiada, e seria ideal que houvesse um espaço reservado a ela, longe das calçadas. Vale lembrar que há um Serviço de Atendimento no site da subprefeitura do Butantã onde se pode requisitar a retirada de objetos abandonados através da operação Cata-Bagulho. Também há ecopontos, onde se pode descartar até 1 m3 de entulho (uma caixa um pouco maior que um fogão), móveis e até restos da poda de árvores. O mais próximo está localizado na Praça Nilton Vieira de Almeida, próxima à Avenida Escola Politécnica. É importante cobrar a subprefeitura do Butantã e também depositar o lixo nos locais corretos e de forma cuidadosa, evitando o acúmulo.

Bruno Vaiano

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.