‘É Nóis na Fita’: que tal fazer um filme?

Por

Curso de cinema gratuito tem inscrições abertas até o dia 5 de julho no CEU Jaguaré

Todo mundo gosta de ver filme, mas e quanto a fazer um? Idealizado por Eliana Fonseca, formada na USP em cinema e em arte dramática, o projeto ‘É Nóis na Fita’ surgiu com essa ideia: criar cursos gratuitos de cinema para jovens entre 15 e 20 anos que, de outra forma, não teriam acesso a esse tipo de conhecimento. Em 2014, o projeto terá cinco edições em diferentes regiões da periferia de São Paulo. Em cada edição haverá 16 aulas presenciais que ocorrerão aos sábados e domingos em período integral. Ao final do curso, cada turma produzirá dois curtas-metragens. O curso é ministrado por profissionais das áreas de cinema, publicidade e TV, todos com experiência no ensino universitário. Por enquanto, a Zona Leste e a Zona Sul já estão tendo aulas. A próxima edição do projeto ocorrerá na Zona Oeste, no CEU Jaguaré, apenas dois quilômetros do Jardim São Remo. As inscrições ocorrem até o dia 5 de julho.

O curso tem oito matérias: linguagem cinematográfica, roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, edição e som. Durante aulas descontraídas e cheias de debate, os alunos aprendem na teoria e na prática todas as etapas da construção de um filme, do roteiro à finalização.

O professor Michael Ruman, diretor do seriado 9mm do canal Fox, afirma que “Não tem nada parecido por aqui, a maioria dos cursos de cinema são pagos”. Mas o professor já alerta que o curso é corrido: “Numa faculdade, você só vai fazer um curta-metragem no 3° semestre. Aqui, a gente compactou o curso para que, em oito semanas, os alunos possam produzir um curta”.

As aulas ocorrem em todos os fins de semana durante dois meses, das 9h até às 18h. “O curso é cansativo, mas vale muito a pena. A gente vê quanta coisa tem por trás de uma produção. São muitos detalhes, e nosso curta é de apenas 3 a 5 minutos. Imagina um longa-metragem como é”, conta Mariana Cortes, aluna do CEU Casa Blanca.

Quanto ao incentivo dos pais, Gabriela de Brito, aluna e aspirante a rapper, diz: “Agora minha mãe apoia, porque viu que as pessoas reconhecem e que dá pra ganhar dinheiro com isso. Foi a mesma coisa com a música”.

Quando perguntados sobre os curtas, a empolgação entre os alunos era clara. “O set de filmagem é a melhor coisa”, diz Pietro Silva. O professor Giuliano Ronco, que faz parte do quadro de professores da Academia Internacional de Cinema, conta que já viu os curtas-metragens produzidos no CEU Quinta do Sol (Zona Leste) e se diz “impressionado”: “Têm alunos na faculdade de audiovisual que não fariam igual no mesmo período de tempo”.

Para se inscrever no curso é preciso preencher a ficha de inscrição no site do projeto (http://www.enoisnafita.com.br/). Caso haja mais de 25 inscritos, o candidato deve passar por mais duas etapas de seleção. Ao final do curso, haverá um evento para exibição dos curtas e para a entrega do Certificado de Conclusão aos alunos.

Email para contato: contato@enoisnafita.com.br

Paula Lepinski

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.