TV paga ganha espaço entre são remanos

Por

Com sua diversidade de canais, a TV a cabo é cada vez mais presente na casa do brasileiro. De acordo com a Anatel (Agência Nacional
de Telecomunicações), o mês de abril de 2014 fechou com 18,58 milhões de assinantes de TV paga no país, ou seja, a cada 100 domicílios, 28,46 apresentam o serviço, números muito superiores comparados aos dos últimos dez anos.

O aumento do número de assinantes se justifica pelo aumento do poder de compra das classes média e baixa, além da criação de pacotes pelas empresas de TV a cabo mais acessíveis, aumentando, portanto, o número de pessoas que pagam para assistir os diversos canais disponíveis fora da TV aberta.

Na São Remo não é diferente: é só andar pelas ruas da comunidade e notar o número cada vez mais frequente de antenas parabólicas acima das portas, nas paredes das casas. Mas, afinal, o que os são remanos assistem na televisão?

O NJSR conversou com alguns moradores da comunidade São Remo e constatou que, até entre os que têm TV a cabo, a opção principal de canal são os da rede aberta, como Globo, Record ou SBT.

Mas além das novelas e dos telejornais do horário nobre, há quem se aventure pelos canais da rede paga: os homens, em sua maioria, preferem os canais esportivos, tais quais a SporTV; as mulheres, preferem canais que passam filmes, séries e programas de entretenimento, tais como Discovery Home & Health, Sony ou Universal; há também as crianças, que, tomando o controle da televisão, colocam em canais como Discovery Kids, Disney Channel ou Nickelodeon.

Mas há também pessoas como Adalto, que assistem canais que falam sobre ciência. Sentado na rua da comunidade, o jovem morador disse que gosta de canais como Discovery Channel e History Channel na TV a cabo, além dos outros que Cecília e Benedito, que estavam sentados com ele, assistem: canais que passam filmes e esportes. A TV paga mudou a forma que população do Jardim São Remo consome programas televisivos.

Leandro Bernardo

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.