Cuidados importantes com os animais da SR

Por

A presença de cachorros, gatos e pombas é muito comum na SR. Porém, mesmo que sejam de estimação, esses animais podem transmitir doenças quando não recebem cuidados adequados.

A raiva é uma doença transmitida por cães. Ao receber uma mordida de um cachorro infectado, o humano passa a ter a doença, que causa inflamação do sistema nervoso, podendo gerar paralisia dos membros. Para evitar que o cachorro seja contaminado pela raiva, é necessário vaciná-lo todos os anos, a partir dos 4 meses de vida. Lavar o animal semanalmente, limpar o local onde ele vive e levá-lo ao veterinário sempre que apresentar alteração no pêlo e no comportamento são cuidados que podem evitar outras doenças.

Os gatos, além de poderem causar alergias respiratórias, transmitem a toxoplasmose, doença que provoca desde dores de cabeça até cegueira. Ela é causada por um parasita presente nas fezes dos gatos e uma pessoa pode se contaminar ao manipular com descuido os excrementos. É necessário usar luvas ou um saco plástico ao manipular as fezes do gato. Trocar frequentemente a caixa de areia, lavar bem os locais onde o gato tem hábito de ficar também e e não dormir na mesma cama que ele pode evitar essa e outras doenças.

Os pombos representam sérios riscos à saúde, já que suas fezes podem conter fungos e bactérias que causam diversas doenças, como a criptococose que provoca vômito, febre e dores de cabeça e, se não for tratada rapidamente, pode levar até à morte. Ao inalar as fezes secas de pombos, uma pessoa pode se contaminar. Assim, é importante controlar a população de pombos, não oferecendo abrigo e alimento, vedando vãos e descartando o lixo em local adequado.

O atendimento para animais é gratuito no Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo (próximo à Portaria 3, Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87).

Castração e vacinação de graça

A castração de cães e gatos é um cuidado muito importante, já que impede que o animal se reproduza e contribui para reduzir o número de animais abandonados. É uma cirurgia segura e de rápida recuperação. A Unidade da Zoonozes no Butantã realiza cadastro para serviços de castração e vacinação de graça em cães e gatos com mais de três meses de idade na Avenida Caxingui 658, das 9h às 15h. O dono precisa levar RG, CPF e um comprovante de residência. Para mais informações da Zoonozes Butantã: 3721-6703

Isabela Augusto

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.