A difícil gestão dos espaços de lazer da SR

Por

Com pouco apoio do poder público, intensificam-se os problemas no campo e nas quadras

O campo de futebol e as quadras da SR são algumas das poucas áreas de lazer da comunidade. Dessa forma, a gestão e a manutenção desses espaços são fundamentais para os são remanos.

Atualmente, o interior do campo está bem conservado. “Algumas demarcações estão apagadas, mas dá pra usá-lo. Os problemas são outros”, afirma Lula, morador da São Remo e colaborador dos jogos de futebol. Não há repasse de recursos públicos para a manutenção do campo. Como explica Edson Sorriso, da Supervisão de Esportes da Subprefeitura do Butantã, “a São Remo precisava de estacionamento e ruas mais largas para comportar mais jogos e mais investimentos”. Além disso, como a maior parte do terreno é da USP (ou seja, são áreas estaduais), a Prefeitura não tem muitos meios de atuação.

Os poucos recursos financeiros para a manutenção das quadras e do campo vêm, principalmente, do bar e da contribuição dos jogadores. Essas fontes de verbas são escassas, pois a movimentação do bar não é grande e cada vez menos jogadores contribuem. Sorriso, envolvido com os esportes comunitários do Butantã há mais de 10 anos, concorda que o futebol de várzea se transformou muito. “Hoje, poucos jogam por hobby e paixão. Eventos externos, como a Copa Kaiser, pagam o jogador. Pra que ele vai jogar na comunidade, e ainda por cima ter que pagar por isso?”.

Outro problema levantado por Lula é o envolvimento por parte dos políticos. No período eleitoral, eles aparecem na comunidade, prometendo melhorias e realizando reformas imediatas – como a construção da arquibancada do campo. Muitos deles também financiam o futebol, visando votos. Após as eleições, em geral, os vereadores distanciam-se totalmente da comunidade.

A manutenção das quadras é tarefa de um grupo independente de moradores. Para Sorriso, esse trabalho é exemplar, pois o grupo toca projetos interessantes, como as aulas de vôlei. No entanto, há problemas também; “recentemente trocamos a fiação das luminárias das quadras; roubaram tudo”, afirma Leandro, envolvido com o grupo que cuida das quadras. Mesmo assim, Sorriso elogia a comunidade são remana. “ O engajamento deles leva a lutas e conquistas”, ressalta.

Guilherme Fernandes

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.