A paixão pelo futebol atravessa o oceano

Por

O imponente futebol europeu conquista cada vez mais a audiência dos são remanos

Daqui a duas semanas, no dia 24 de maio, sábado, Real Madrid e Atlético de Madrid disputarão a final da Champions League. Ela está cada vez mais presente nas televisões da São Remo, dividindo espaço com os tradicionais Brasileirão e Paulistão. Esse grande aumento de popularidade está relacionado à chegada das TVs a cabo e à qualidade dessa competição internacional.

O amor pelo futebol não tem idade ou preconceitos. Tanto os mais velhos quanto os mais jovens assistem à bola rolar em qualquer canto do mundo. Os campeonatos italiano e espanhol, além da Champions League, são os europeus preferidos. Alguns já até torcem por equipes internacionais. Camisas de times como Barcelona e Milan são comuns no Jardim São Remo.

Um exemplo da influência dos clubes estrangeiros na SR é o Barcelona da São Remo, antes chamado Flamenguinho. O presidente do time explica que a mudança aconteceu por causa do craque Ronaldinho Gaúcho, muito admirado quando jogava na Espanha.

A TV a cabo também foi muito importante para a popularidade desses eventos. Antes, ela não entrava na São Remo, que era considerada uma área de risco. Porém, a chegada dos canais por assinatura mudou os hábitos da comunidade. Além disso, o futebol estrangeiro virou assunto nos programas esportivos e nas informais rodas de conversa.

O bom futebol é o outro motivo que leva os moradores a acompanharem os campeonatos europeus. O nível dos atletas é muito superior nessas ligas.

Se os cartolas brasileiros fossem melhores, o Brasil também poderia ter uma liga forte com ótimos jogadores. Mas a falta de visão e de dinheiro leva ao futebol feio apresentado por aqui.

Por um lado, é ótimo que o futebol europeu seja assistido. Por outro, é triste que os campeonatos brasileiros não tenham a mesma qualidade. O futebol no Brasil precisa se organizar. E já está se organizando, na forma de movimentos como o Bom Senso FC.

Matheus Sacramento

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.