Bailes funk agitam noites são remanas

Por

O funk vem roubando a cena atualmente. O ritmo musical está presente em todas as partes do Brasil, inclusive na São Remo. Nas noites de sexta e sábado, os bailes funk viram a madrugada e agitam toda a comunidade.

Apesar de o funk ser hoje uma marca registrada da música brasileira, ele não nasceu aqui. O estilo musical surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960. Por meio de uma mistura de músicas como os gêneros soul e jazz, criou-se o ritmo, bem diferente de como conhecemos atualmente.

Após alguns anos, o funk chegou ao Brasil. Na década de 1970, eram realizados bailes nas comunidades cariocas. Com o tempo, os DJs passaram a misturar alguns elementos de vários estilos e assim introduziram suas próprias batidas, criando algo único.

A partir dos anos 1990, o gênero ficou mais parecido com o que conhecemos hoje. As letras passaram a retratar a realidade do povo carioca, e os bailes se multiplicaram. Apesar do sucesso, cresceu também o preconceito. O ritmo era considerado inferior a outros e era criticado na sociedade. Mas a fama era tanta que o funk desceu dos morros e chegou a todo o país, consagrando-se nas rádios com artistas como Claudinho e Buchecha, Mc Marcinho.

Na São Remo, o funk faz um enorme sucesso, e é presença garantida nos finais de semana. Muitas ruas são fechadas e cobertas com lonas, e os bailes viram as madrugadas. Alguns são marcados pelo facebook, e artistas famosos da São Remo estão sempre presentes, como o Mc Guizinho e o Mc Cadu da SR.

Outros ritmos também animam as noites são remanas. O forró e o pagode também têm público, mas o funk é preferência absoluta. Shows desses ritmos acontecem em vários bares da comunidade. Para quem quer se divertir nas madrugadas de sexta-feira e sábado, não faltam opções para todos os gostos musicais.

Thiago Nepomuceno

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.