Aulas de capoeira no Projeto Girassol

Por

Prática cultural de raízes africanas auxilia na educação de crianças e jovens da comunidade

A Capoeira é uma manifestação cultural que mistura dança, música e artes marciais. Ela tem raízes africanas e foi trazida para o Brasil pelos escravizados. O Projeto Girassol,
em conjunto com o capoeirista e professor Carlos Dumangue, realiza aulas para crianças e jovens de segundas e quartas-feiras, a partir das 20 horas.

Há mais de dez anos, Dumangue, nascido e criado na SR, trabalha em projetos sociais ligados a essa expressão cultural. Em 2009, começou a dar aulas no Projeto Girassol e a participar do Abadá-Capoeira (entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de difundir a prática da cultura brasileira). Desde então, essa arte marcial representa seu sustento por meio de aulas ministradas em vários locais. Inclusive, Dumangue é campeão dos Jogos Comunitários de capoeira e já levou alguns de seus alunos para participarem de competições no Rio de Janeiro.

Esse esporte tem uma importância social muito grande. As aulas do Projeto Girassol têm forte conteúdo cultural, o que auxilia na educação de todos praticantes, crianças ou jovens, e no bom desempenho escolar. A musicalidade é fundamental e, por isso, todos os alunos aprendem a tocar os instrumentos, além de terem contato com a história da capoeira. As músicas utilizadas pelo professor Carlos Dumangue abordam conteúdo variado desde a importância da ecologia até a valorização da família e da autoestima. Desse modo, a capoeira pode ser considerada uma prática esportiva que também reforça valores morais, conscientizando o praticante de seu papel social.

Fisicamente, a capoeira trabalha destreza, agilidade e coordenação motora. Por exercitar o corpo, a mente e a criatividade, a capoeira é muito proveitosa para crianças e jovens com deficiência física ou mental. É importante que todos os pais incentivem a prática, não só como esporte, mas também como parte da educação e da formação cultural dos filhos.

Todo mês acontece uma roda de Capoeira entre os alunos do Projeto Girassol e os moradores do Jardim São Remo. Normalmente esse evento ocorre na última quarta-feira do mês no Projeto Girassol, ou no último domingo na Rua G. Essa roda, além de privilegiar o esporte, faz uma festa em homenagem aos aniversariantes do mês. Agora em maio, o professor Dumangue vai celebrar seu aniversário na roda de capoeira no dia 25 (domingo) a partir das 15 horas na Rua G.

Fernanda Guillen

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.