Não mereço!

Por

A cada 12 segundos, uma mulher é violentada no Brasil. Este dado assustador é culpa de quem? Das mulheres atacadas? Não, claro que não!

Frutos de uma sociedade patriarcal e machista, os homens parecem se esquecer de seus limites quando se trata do sexo feminino. Abusos no transporte público e assédios em plena luz do dia já se tornaram recorrentes no nosso cotidiano. São tão comuns que deixam de ser noticiados; são tidos como crimes pequenos.

Mas não é verdade. Este tipo de violência tem consequências físicas, psicológicas, emocionais e sociais. Inúmeras mulheres se isolam depois de serem agredidas, com medo de acusações e julgamentos vindos da família e de amigos próximos.

Todas nós, mulheres, sofremos um pouco a cada dia: cantadas no ponto de ônibus, “encoxadas” no metrô, olhares e gestos obscenos quando andamos pelas ruas. Em um país teoricamente democrático como o Brasil, o abuso sexual não pode ser tolerado pela sociedade e deve ser repreendido pelas forças do Estado.

Para combater a violência de gênero é preciso planejar, mas também é urgente agir. Aumentar o número de delegacias especiais para mulheres, criar leis específicas para os casos e punir os criminosos de fato. Dar segurança para que as mulheres gritem um “basta” contra os abusos. É essencial entender que nenhuma mulher merece ser atacada. De burca ou de minissaia, a culpa jamais será da vítima!

Juliana Brocanelli

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.