Nem só de futebol vive o Jd. São Remo

Por

Saiba mais sobre o projeto social Pamplona – Igualdade, Esporte e Cidadania para todos

Completando um ano no endereço atual, o Projeto Pamplona é idealização dos irmãos Rodrigo e Eduardo, que, com o auxílio da iniciativa privada, mantêm o trabalho nos arredores do Jardim São Remo. Contando com estrutura semelhante a centros de treinamento, equipamentos profissionais e professores experientes na prática de artes
marciais, busca, mais que ensinar uma série de esportes, trazer maior qualidade de vida e cidadania a centenas de crianças e jovens.

Levar igualdade a todos. Tal tarefa, que intitula o projeto, é o maior desafio dos que se voluntariam; valores como respeito e disciplina diante do esporte, com a adaptação às regras e limites do ambiente, essenciais ao treinamento, devem ser aplicados ao cotidiano da criança, como resume Expedito Gomes, professor e colaborador do projeto: “Antes de formar um lutador,deve-se formar um cidadão”.

Trazer o exemplo, dessa forma, também se mostra essencial. Para tal, os eventos relacionados à área, como lutas, treinamentos e palestras promovidas com atletas profissionais ajudam a motivar as crianças, apresentando bons “espelhos” e desmistificando as artes marciais, que, historicamente associadas à violência, se popularizaram muito devido aos grandes eventos veiculados na mídia, mas ainda são alvo de resistência ou mesmo de preconceitos, o que ainda afasta as pessoas da prática desse tipo de esporte.

A ideia é expandir ainda mais o projeto, tornando-o mais atrativo a fim de contemplar um mais variado público e consolidá-lo como um centro de referência cultural da região. A implementação de cursos de informática, línguas, instrumentos e profissionalizantes bem como de uma biblioteca, permitiria ao trabalho avançar ainda mais.

Para frequentar os treinos, a criança deve apresentar bom rendimento escolar. Há várias opções de horário, contando com alunos de variadas faixas etárias nas diferentes modalidades, além dos grupos de ginástica destinados aos idosos.

Professor e alunos durante aula de muay thai no projeto Pamplona

Guilherme Nodare

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.