Começa vacinação nacional contra o HPV

Por

Ministério da Saúde lança campanha contra o HPV para combater o câncer de colo de útero

Meninas de 11 a 13 anos de idade já podem se vacinar contra o vírus do HPV, o principal responsável pelo câncer de colo de útero. A vacina previne a infecção por quatro
tipos do vírus (6, 11, 16 e 18), presentes em cerca de 70% dos casos de câncer no colo uterino e 90% das verrugas vaginais.

Até o momento, postos de saúde oferecem a primeira dose da vacina, de um total de três. A segunda deverá ser aplicada após seis meses e a última, depois de cinco anos. Para se vacinar, pede-se a apresentação do cartão de vacinação e a da carteirinha do SUS da criança. Após a aplicação, podem ser observados efeitos colaterais como febre, dor e inchaço no local da injeção e, eventualmente,desmaios.

A Organização Mundial da Saúde (OMC) recomenda a vacina e confirma sua eficácia e segurança. Desde 2006, aproximadamente 175 milhões de doses já foram aplicadas em 51 países ao redor do mundo. A partir de 2015, as jovens de 9 a 11 anos também poderão ser imunizadas com essa vacina.

O que é o HPV?

O HPV (sigla em inglês para Papiloma Vírus Humano) corresponde a mais de 100 tipos diferentes de vírus, que podem causar lesões genitais e algumas formas de câncer. Sua transmissão ocorre principalmente por meio de relações sexuais.

A vacina, apesar de importante na prevenção, não protege contra todos os tipos de HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Assim, o uso de preservativos, como a camisinha, continua sendo necessário para a proteção.

Embora a vacina gratuita seja oferecida apenas para garotas de 9 a 13 anos, o HPV atinge mulheres de todas as faixas etárias. Exames ginecológicos preventivos, como o Papanicolau, são indicados para detectar possíveis infecções e podem ser realizados pelo SUS gratuitamente.

Principais dúvidas sobre a vacina

A enfermeira Ana Claudia Pastori, responsável pelo setor de vacinação do Centro de Saúde Escola Butantã, respondeu algumas dúvidas frequentes em relação à vacina do HPV para o Jornal Notícias do Jardim São Remo.

Até quando as meninas de 11 a 13 anos poderão se vacinar nos postos de saúde?

A campanha começou no dia 10 de março e vai até 10 de abril, mas a vacina vai continuar a disposição nos postos de saúde, nesse ano, para meninas de 11 a 13 anos. As meninas que nasceram no final de 2003, e ainda vão completar 11 anos, e as que completaram 14 neste ano também podem ser vacinadas. É importante que as de 14 anos venham agora.

Por que os intervalos entre as doses oferecidas pelo governo são maiores do que os das clínicas particulares?

Um pouco por conta da idade e porque você teria uma resposta imunológica mais robusta. Você faz a vacinação e, com essas duas de reforço depois, você está reativando
o sistema imunológico pra dar uma lembrada.

Por que as vacinas da campanha estão sendo oferecidas apenas para o público feminino?

Os homens podem se contaminar pelo HPV, transmiti-lo e sofrer outros tipo de câncer, como o de pênis e ânus, mas a vacina é principalmente pras meninas porque a mortalidade de mulheres é maior. O câncer de colo de útero é o segundo que mais mata mulheres. O de mama é o primeiro. Para diminuir os custos, foram escolhidas
só as mulheres inicialmente.

Quais os motivos da faixa etária de 11 a 13 anos?

Um dos motivos é que o sistema imunológico das meninas mais novas responderia melhor. Outra coisa é que, mesmo que a gente não pergunte se a menina já teve relações sexuais, sabe-se que, se a pessoa ainda não teve contato com o vírus, a chance de se proteger de modo eficaz é maior.

Carolina Coimbra

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.