Moradores reclamam do Circo Escola

Por

Diretora da instituição afirma que as atividades são realizadas com a mesma qualidade

O Circo Escola São Remo já desempenhou um papel importante na vida da comunidade, representando uma alternativa à formação tradicional escolar. Mas, atualmente
sua contribuição para a comunidade tem sido questionada.

Givanildo Oliveira dos Santos, diretor da Associação dos Moradores do Jardim São Remo, alega que houve uma redução na qualidade dos cursos oferecidos: “A ONG passou a administrar o Circo há 14 anos. Na época eles tinham uma política pedagógica muito boa, mas, com o passar do tempo, a qualidade e a frequência caiu.

Segundo a atual diretora, Lúcia Medeiros, as atividades no Circo Escola ocorrem regularmente, com a mesma qualidade que sempre tiveram. Ela comentou também a demissão de quatro professores, ainda não substituídos.

Entretanto, há discrepância nas informações prestadas pela administração da instituição. De acordo com o relatório fornecido, em 2012 pelo Centro de Referência de Assistência Social Regional do Butantã, a verba que o Instituto Criança Cidadã recebia para a gestão do Circo Escola era calculada para 610 alunos, quando, havia apenas 571 inscritos.

A Associação dos Moradores encaminhou no último dia 28 de março um ofício ao Instituto solicitando que sejam tomadas providências em relação ao pouco incentivo à participação nos cursos oferecidos. Sugere-se a abertura de novo projetos com pais e cuidadores, reciclagem de professores e oficinas que atendam às necessidades dos adolescentes.

O Instituto se posicionou em relação às exigências expostas pelo ofício afirmando que está agendando uma reunião com o diretor da Associação para o esclarecimento dos tópicos abordados. Sobre uma perspectiva de manutenção da pedagogia em vigor, não há propostas concretas, apenas “a permanente melhoria do atendimento oferecido”.

Com a sua proposta de oferecer um ensino de base às crianças em conjunto com diversos tipos de arte, fez a diferença na vida de muitas pessoas. Os moradores reconhecem a importância que o projeto teve para a comunidade, que abriu portas para as crianças que o frequentaram.

Cursos oferecidos pelo circo escola

Para crianças e adolescentes:De 6 a 11 anos: grade escolar tradicional no período da manhã,e iniciação artística no período da tarde

De 12 a 17 anos: aulas de artes às terças e quintas à tarde

Aulas culturais: Teatro, dança, música (percussão), arte circense, artes plásticas, capoeira e futebol

Para adultos:Informática, confeitaria, dança de salão e panificadora

Roberta Vassallo

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.