Operação Rato Fora retorna à SR em Abril

Por

O Jardim São Remo vem tendo problemas com a infestação de ratos. A região fazia parte da “Operação Rato Fora”, de responsabilidade da Zoonoses. Porém, a Operação parou de atuar na SR em dezembro de 2013.

A moradora Andréia afirmou que a Zoonoses distribuía folhetos informativos e aplicava venenos em lugares estratégicos da comunidade. Quando a Operação parou de atuar na São Remo, Andréia entrou em contato com a Zoonoses. Questionados, os agentes afirmaram que não estavam conseguindo trabalhar em conjunto com a comunidade, pois os moradores não permitiam a entrada de agentes nas casas. Porém, a reportagem não encontrou ninguém que fosse contrário à atuação do Programa.

Em contato com o NJSR, a Zoonoses declarou que “O Programa de controle a Leptospirose é realizado periodicamente em locais com maior índice de infestação por roedores e maior risco para leptospirose”. Segundo a Zoonoses, o retorno da atuação do programa na região da São Remo está prevista para o mês de Abril. Mesmo com a volta da Operação Rato Fora, os responsáveis pediram pela colaboração da comunidade, de forma a impedir que os roedores tenham acesso aos chamados “4 As”: água, acesso, alimento e abrigo. A Zoonoses também declarou que os moradores devem solicitar auxílio da subprefeitura para a retirada de lixo, que atrai ratos, além de outras pragas, e piora a situação da comunidade.

Xô, Mickey

As fezes, urina, mordida e picada da pulga do rato são os responsáveis pela transmissão de doenças. Como medidas preventivas, deve-se:

• Colocar o lixo na rua somente em horário próximo ao da coleta
• Sempre manter alimentos em recipientes fechados e descartar aqueles contaminados
• Manter o lixo sempre amarrado em sacos plásticos
• Vedar frestas e colocar telas em todos os lugares pelos quais os roedores possam entrar
• Manter limpo o ambiente dos animais domésticos, e não deixar sua alimentação exposta (apenas no horário de consumo)

Fernanda Guillen

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.