A reabertura do Projeto Alavanca Brasil

Por

Ação conjunta entre estudantes da USP e moradores reabrirá espaço para a comunidade

Está prevista para daqui a cerca de dois meses a reabertura das atividades da ONG Alavanca com sede na Rua Aquianés. Fechada desde junho de 2013, a ONG será reestruturada para voltar a oferecer à população da SR um espaço de educação, cultura e lazer.

Iniciado em 2004, o Projeto Alavanca começou a partir de aulas ministradas pela alemã Daniela Mattern no Jardim São Remo. Observando as dificuldades da SR, ela resolveu criar a ONG para promover a inclusão social, econômicae cultural dos moradores.

Em 2010, Daniela Mattern anunciou que se desligaria da Alavanca, deixando alguns educadores como responsáveis. Em 2013, uma série de problemas, sobretudo financeiros, culminou no fechamento da entidade e consequentemente no abandono do prédio.

O fechamento da ONG refletiu de forma negativa na comunidade, que sentiu falta das atividades proporcionadas por ela e de um local seguro e saudável para as crianças. Reginaldo Santos, um dos envolvidos na reabertura da entidade diz que esse foi um dos principais motivos que o levaram a querer reerguer o Projeto: “A comunidade estava interessada no Alavanca, as pessoas perguntavam pelas aulas. Então, eu pensei: se tantas pessoas se interessam, vale a pena tentar reabrir”.

Assim, pensando em retomar o projeto o mais rápido possível, Reginaldo e outros ex-integrantes da Alavanca têm se reunido e procurado formas de viabilizar a reabertura. Em conjunto com alunos do Instituto de Química da USP, mutirões têm sido realizados para limpar a sede da ONG, e doações de roupas, eletrodomésticos e móveis estão sendo arrecadadas para um bazar beneficente que consiga captar recursos para a reabertura.

Como a reabertura levará cerca de dois meses, as inscrições para as aulas ainda demorarão a acontecer. Mas, segundo Reginaldo, pesquisas de opinião serão realizadas para saber quais aulas os moradores gostariam de ter e assim os são remanos poderão ter a chance de desfrutar de aulas diferentes daquelas que fizeram parte do núcleo básico da ONG.

Para ajudar com doações ou participar dos Mutirões de Limpeza basta enviar um e-mail para info.alavanca@gmail.com. Em breve, a equipe de transição disponibilizará dias e horários para receber as doações na sede da ONG.

Jessica Bernardo

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.