Futebol americano se populariza no Brasil

Por

Esporte da bola oval faz sucesso na TV aberta e atrai pessoas de todas as faixas etárias

Durante muito tempo o futebol americano foi visto com desconfiança pelos brasileiros, mesmo com a exibição de alguns jogos pela TV Bandeirantes nos anos 1990. Recentemente, no entanto, a NFL (liga de futebol americano dos Estados Unidos) cresceu consideravelmente de audiência e o futebol americano se espalhou pelo país de várias formas.

Um exemplo são os diversos grupos que tem conduzido trabalhos com crianças em escolas e comunidades. Um deles é a equipe da USP, o Politécnica Rats, que realizou recentemente uma atividade com os alunos da Escola Estadual Professor Daniel Pontes, no Rio Pequeno, garantindo o contato da nova geração com o esporte.

O futebol americano surgiu nos Estados Unidos como uma variação do rúgbi. Apesar de possuir um grande número de regras, os objetivos do jogo são simples.

São dois times divididos em equipes de ataque e defesa. O ata composto por onze jogadores, deve levar a bola até o outro lado do campo, enquanto a equipe de defesa adversária, também com onze, tenta impedir. Quando a posse de bola muda para o outro time, a situação se inverte.

No ano passado, a NFL passou a ser transmitida na TV aberta pelo canal Esporte Interativo. De acordo com dados divulgados pelo canal, cada partida atrai em média mais de 1,3 milhão de pessoas. Mais que partidas da Superliga de Vôlei e da Liga Europa de futebol. Em termos de audiência, só a Liga dos Campeões leva vantagem.

Enquanto alguns grupos preparam a criação de uma Liga Nacional, vários campeonatos já existem no Brasil. Um deles, chamado Torneio Touchdown, atrai cada vez mais público. Clubes tradicionais como Corinthians e Flamengo já participam com equipes próprias. Esses clubes tem realizado peneiras com atletas de todo país, abrindo espaço até mesmo para aqueles que nunca praticaram o esporte, mas que gostariam de tentar.

Stefan Andrade

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.