Esportes femininos são escassos na SR

Por

Mulheres precisam recorrer a espaços fora da comunidade para realizar atividades físicas

Na televisão, nas conversas do dia-a-dia e até mesmo nas escolas, o tema esporte é muito mais associado aos homens que às mulheres. Porém, isto não significa que os homens se interessam ou se destacam mais nesta área, mas, sim, que meninas e mulheres têm muito menos incentivos e oportunidades para se exercitarem. Uma consulta às moradoras da São Remo confirmou que, enquanto dezenas de homens da comunidade estão envolvidos com esporte, especialmente o futebol, pouquíssimas mulheres encontram oportunidades similares.

Para grande parte das entrevistadas, falta tempo para poder incluir um esporte em sua rotina. No entanto, muitas afirmam que, se houvesse academias dentro da comunidade, isto é, perto de suas casas, ganhariam tempo e praticidade para enfim poderem se exercitar. A falta de infraestrutura para esporte dentro da São Remo é a queixa mais comum entre as moradoras. Além do Projeto Pamplona, que oferece aulas de artes marciais e ginástica para cerca de cem alunas, não há academias com aparelhos para aeróbica e musculação na comunidade.

Assim, as poucas são remanas que decidiram aderir ao exercício físico o fazem em outros lugares, como Meire Silva Santos, que pratica ginástica e pilates no CEU Jaguaré: “Faria aqui, se houvesse  um espaço, mas não temos nenhuma opção”, explica. Já Viviane malha por cerca de duas horas por dia na academia No Limits, no Rio Pequeno, pois lá há aparelhos de musculação. O mesmo local é frequentado por Ana de Jesus,  que faz esteira e musculação. Ana também caminha na USP e afirma que perdeu 7kg em três meses. “Me sinto mais leve e com mais disposição, acho que tenho outro fôlego. Estou bem comigo mesma”, conta satisfeita.

Outra cliente da No Limits é a cabeleireira Jaqueline Araújo Dantas, que já correu quatro vezes a Corrida de São Silvestre. Ela relata que treinava de duas a três horas na USP, pela manhã. Porém, como diversas outras moradoras, Jaqueline interrompeu sua atividade física devido ao trabalho, mas pretende voltar.

Os benefícios do esporte elevam a qualidade de vida. É importante que as são remanas sejam incentivadas a buscarem seu exercício e que sejam oferecidos mais espaços com esta finalidade.

Beatriz Krieger

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.