Oportunidades de emprego em dezembro

Por

Só na região Sudeste são 68.994 vagas abertas para trabalho temporário nesse fim de ano

 

O comércio varejista deverá oferecer 135.450 vagas de trabalho temporário neste final do ano em todo o Brasil, sendo que mais da metade deles na região Sudeste, graças às festas de fim de ano. Os dados são da Associação de Lojistas de Shopping (Alshop). Essa é uma boa oportunidade para quem está desempregado ou precisando de um dinheiro extra.
Para conseguir uma dessas novas vagas não basta sair às ruas distribuindo currículos. As contratações de serviços temporários não são feitas diretamente pela empresa, mas por agências de trabalho temporário. O melhor é encontrar uma dessas agências e fazer uma visita – basta procurar na internet por unidades e escolher a mais próxima. Existem vagas que exigem desde Ensino Fundamental a Ensino Superior. O mais interessante é que, apesar de o contrato temporário ter duração máxima de três meses, dependendo da necessidade da empresa produtora e do desempenho do funcionário temporário, há chances de efetivação – ou seja, o funcionário deixa de ser temporário e é contratado pela própria empresa pelos meios comuns e sem prazo estipulado.
Uma preocupação é em relação a contratos verbais. O registro em carteira de trabalho garante todos os direitos do temporário e conta como tempo de serviço para a Previdência Social (INSS); já o “combinado de palavra” pode não ter garantias. O trabalhador tem como recorrer judicialmente sobre serviços temporários prestados que não constam em carteira durante a prestação e em até dois anos.

 

Marcela Campos

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.